Defensorias do Maranhão e Piauí realizam encontro com foco na atuação defensorial em tribunais superiores
Acontece, no dia 28 de março, o I Encontro das Defensorias Públicas do Maranhão e do Piauí, com o tema “Estratégias e Desafios no Manejo de Recursos para os Tribunais Superiores na Atuação Defensorial”. O evento, que é uma promoção das duas defensorias estaduais, por meio de suas respectivas escolas superiores, contará com certificado de 4 horas/aula para os participantes.
O evento ocorrerá a partir das 14h, na modalidade presencial, no Auditório Esperança Garcia, Sede da Defensoria Pública do Piauí (Rua Nogueira Tapety, 138 - Noivos, Teresina - PI, 64046-020). Para participar, os interessados deverão realizar inscrição exclusivamente pela internet, através do formulário: https://forms.gle/BTz3AHNaCrdoErJF8.
Podem participar do painel estudantes de Direito e áreas afins, operadores do Direito, membros das defensorias públicas e a sociedade em geral.
Conduzirão os debates o defensor público estadual do Maranhão e chefe de gabinete de ministra do Superior Tribunal de Justiça, Rodrigo Casimiro Reis, e a defensora pública do Piauí e coordenadora das Defensorias Públicas de Categoria Especial da Defensoria Pública do Piauí, Ana Patrícia Paes Ladim.
De acordo com o defensor-geral do Maranhão, Gabriel Furtado, a realização do evento vai ao encontro da política da defensoria maranhense voltada ao compartilhamento de conhecimento técnico. “Acreditamos muito no poder das parcerias com as demais instituições que integram o Judiciário e, por isso, estamos realizando esse importante diálogo sobre os recursos para os Tribunais Superiores. A ideia é otimizar o trabalho dos defensores públicos nesta área e também propiciar à sociedade a oportunidade de participar de uma discussão como essa”, explicou o gestor.
Para a defensora-geral do Estado do Piauí, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, o I Encontro das Defensorias Públicas do Maranhão e do Piauí será um marco significativo na cooperação entre as Instituições, com o objetivo de nos fortalecer, melhorar a atuação e tornar a Defensoria Pública progressivamente mais eficaz para a população. “Convidamos todas as colegas defensoras e todos os colegas defensores a se juntarem a nós, de forma presencial, nesta tarde que, sem dúvida, será proveitosa para todas e todos”, disse.