80ª Reunião do Conselho Nacional de Corregedores-Gerais das Defensorias Públicas é aberta em São Luís com apresentação de boas práticas
Boas práticas e iniciativas de grande repercussão desenvolvidas pela Defensoria Pública do Maranhão foram apresentadas a corregedoras e corregedores-gerais da Defensoria Pública de mais de 15 estados brasileiros, reunidos em São Luís, nesta semana. Eles estão na capital maranhense para participar da 80ª Reunião do Conselho Nacional de Corregedoras e Corregedores-Gerais das Defensorias Públicas dos Estados, do Distrito Federal e da União (CNCG), que terá seu ponto alto nesta terça-feira (12), em encontro no Hotel Luzeiros.
As apresentações aconteceram no auditório da sede da DPE/MA, em São Luís, durante toda a manhã desta segunda-feira (11). Além da fala de boas-vindas do defensor-geral Gabriel Furtado e do corregedor-geral da Defensoria do Maranhão, Aldy Mello Filho, a programação contou com a apresentação do Coral de Idosos “Vozes da Unab”, com seu repertório marcado pela alegria e emoção.
“Tudo o que fazemos na Defensoria Pública é pensando no assistido e no melhor servir. E se temos conseguido alcançar esse objetivo, muito devemos ao atual corregedor-geral Aldy Mello, que foi nosso defensor-geral entre 2010 e 2014 e fez a diferença para essa instituição, e hoje nos ajuda a levar a todos os cantos do Maranhão os valores da nossa gestão, dentre eles o incentivo à solução coletiva dos conflitos e à aproximação cada vez maior com o cidadão que mais precisa dos nossos serviços”, destacou Gabriel Furtado.
Com o CNCG foram compartilhadas experiências sobre o Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (Ciapvi), núcleo da Defensoria Pública maranhense que foi instituído pelo então defensor-geral Aldy Mello em 2013, sob a coordenação da assistente social Isabel Lopizic. Em 11 anos de existência, o Centro tornou-se uma referência na proteção dos diretos dos idosos e combate à violência contra o segmento.
Em sua fala, o presidente do CNCJ, Marcelo Turela de Almeida, agradeceu à acolhida da DPE/MA, exaltando também a estrutura diferenciada da sua sede.
“Ficamos muito alegres em ver a prosperidade de uma Defensoria irmã. Isso demonstra que a instituição maranhense vem prestando um serviço de qualidade, chamando a atenção dos governantes locais para investir nessa instituição tão importante para o fortalecimento das políticas de acesso a direitos. Para nós, é uma honra estar aqui nesse estado e poder compartilhar dessas iniciativas de sucesso, que muito contribuirão com o nosso processo de unificação, tornando as Defensorias cada vez mais parecidas e mais acessíveis aos nossos assistidos”, destacou.
Anfitrião do encontro no Maranhão, Aldy Mello Filho asseverou que a octogésima Sessão Ordinária do Conselho Nacional de Corregedoras e Corregedores das Defensorias Públicas será mais uma oportunidade para a troca de experiências entre Corregedorias de todo o país com o objetivo de pautar temas para o aperfeiçoamento da prática de governança correcional.
“É importante afirmar que encontros como este têm o objetivo maior de promover o aperfeiçoamento, de melhorar os serviços prestados por defensores e servidores a nossa população. E, por essa razão, é uma enorme satisfação para a nossa Defensoria Pública receber uma reunião do Conselho Nacional de Corregedores-Gerais”,
Também foi apresentado o projeto “Eu & Ela: Repensando o Gênero”, desenvolvido pelo Núcleo de Execução Penal, que recentemente ficou em 3° lugar na quarta edição do Prêmio Juíza Viviane Vieira do Amaral, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A defensora pública Maiele Morais, juntamente com a assistente social Yasmim Pereira e Patrícia Oliveira, falou da experiência que tem transformado a vida de homens privados de liberdade que respondem por crimes de violência doméstica contra as mulheres.
Lançado em dezembro de 2022, o projeto com atendimentos jurídicos, psicossociais, monitoramento de egressos participantes dos grupos, salas de espera e rodas de conversas realizadas acerca da temática.
Para fechar o encontro nacional foi finalizado com a apresentação da psicóloga Organizacional e do Trabalho da DPE/MA, Dávila Jucá. Ela fez um panorama de todo o trabalho realizado por ela, desde que assumiu o cargo na instituição, com a missão primordial de ajudar a cuidar das pessoas que fazem a instituição.
Na mesa de autoridades, na abertura do evento, também estavam o auxiliar da Corregedoria Geral, o defensor público Rairom Laurindo, a 2ª secretária do CNCJ, Juliana Lima Lopes, e a ouvidora-geral da DPE/MA, Fabíola Diniz.