Pautas de fortalecimento das Defensorias marcam o encerramento da Reunião de Corregedores (as) de todo o país em São Luís

    Com debates importantes para o fortalecimento das Defensorias Públicas, foi concluída hoje (12), em São Luís, a 80ª Reunião do Conselho Nacional de Corregedoras e Corregedores-Gerais (CNCG) das Defensorias Públicas dos Estados, do Distrito Federal e da União. Com todo o apoio da Defensoria Pública do Estado do Maranhão, as atividades foram realizadas no Hotel Luzeiros, na capital maranhense.

    De forma híbrida, com participações presenciais e virtuais, a pauta tratou, entre outros assuntos, das estratégias de controle de assiduidade de defensores (as) em suas unidades de atuação, sobretudo em núcleos situados no interior do Estados; da divisão de defensores (as) por classe e a troca de experiências sobre as realidades locais.

    Para o corregedor-geral da Defensoria Pública do Maranhão, Aldy Mello de Araújo Filho, o encontro reúne pautas importantes para ampliação do acesso à Justiça no país. “O Conselho Nacional de Corregedoras e Corregedores-Gerais é um canal de aproximação e de colaboração entre as Corregedorias das instituições com o objetivo sempre voltado ao aumento dos serviços oferecidos à população e, por isso, nos reunimos mais uma vez, agora, com a nossa capital São Luís fazendo a acolhida”, completou o corregedor da Defensoria do Maranhão.

    Foi tratado, ainda, sobre o aperfeiçoamento do sistema de peticionamento integrado entre as Defensorias, de modo a permitir que qualquer cidadão tenha acesso aos serviços da instituição em qualquer lugar do país. Segundo o presidente do CNCG, o defensor público Marcelo Turela, todos os corregedores voltarão para seus estados com muito mais bagagem para aplicar em suas Defensorias e ainda mais encantados com o Maranhão.

    “Estamos muito felizes com a acolhida do Maranhão e tenho a certeza de que todos nós voltaremos com uma excelente impressão do estado e das práticas aplicadas pela Defensoria do Maranhão”, afirmou o presidente.

    CNCG – O Conselho Nacional de Corregedoras e Corregedores-Gerais é um órgão colegiado que reúne os corregedores das Defensorias Públicas dos estados brasileiros e da União. O CNCG foi criado com o objetivo de promover a integração, a troca de experiências e o aprimoramento das atividades correcionais no âmbito da Defensoria Pública. A criação do CNCG ocorreu por meio da Resolução nº 85/2012 do Conselho Nacional de Defensores Públicos-Gerais (Condege). Esse conselho é responsável por coordenar as atividades dos corregedores-gerais e tem por finalidade o aperfeiçoamento da Defensoria Pública em todo o território nacional. 

     

    Veja Também

    keyboard_arrow_up