Defensoria Pública integra ação de arrecadação de doações para pessoas em situação de rua

    A Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) integrará as atividades da campanha “Vestindo Inclusão”, promovida pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio da Unidade de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (UMF). Até o dia 08 de agosto, a DPE receberá, em sua sede, doações de roupas e itens de limpeza que serão distribuídos para pessoas em situação de rua que queiram ingressar no mercado de trabalho.

    Além da Defensoria estadual e do TJMA, a iniciativa ainda conta com a parceria do Ministério Público (MPMA), da Justiça Federal, da Defensoria Pública da União e de entidades que integram a rede de proteção PopRuaJud. Todos os parceiros serão postos de arrecadação dos donativos.

    Todas as doações serão distribuídas no 3º Mutirão PopRuaJud, que será realizado no dia 24 de agosto, na sede da Justiça Federal.

    O Mutirão PopRuaJud é uma iniciativa do Comitê Regional PopRuaJud do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no Maranhão, criado para discutir a gestão, implementação e aperfeiçoamento da Política Nacional de Atenção a Pessoas em Situação de Rua (Resolução n° 425/2021) em âmbito estadual.

    PROJETO - O projeto “Vestindo Inclusão”, criado pela UMF, objetiva atuar em duas frentes, sendo a primeira fase voltada à arrecadação de vestuário e acessórios a fim de montar um guarda-roupa profissional para uso das pessoas egressas atendidas pelos Escritórios Sociais; e a segunda fase atuando em parcerias com instituições e seus colaboradores. O projeto-piloto foi iniciado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão.

    Um dos objetivos dos parceiros é formar 500 kits de higiene e de combate à pobreza menstrual. Para tanto, é necessária a doação dos seguintes itens:

        • sabonete;

        • shampoo;

        • condicionador;

        • desodorante;

        • toalha de banho;

        • lâmina de barbear;

        • absorvente.

    Veja Também

    keyboard_arrow_up