Presença da Defensoria Pública nas mídias cresce quase 27% em 2023, consolidando-se nas plataformas digitais

    Com 4.100 inserções na mídia, ano passado, a Defensoria Pública do Estado conseguiu superar o desempenho observado em 2022, obtendo um crescimento de quase 27% na presença da instituição em blogs, TVs, impressos e rádios no Maranhão. A instituição, que contabilizou 1.071 matérias, posts e menções a mais emplacados na imprensa, manteve o seu ritmo de expansão, sobretudo, entre as plataformas digitais. O Instagram continuou como a rede social de maior número de seguidores da DPE/MA.

    Em 2022, matérias/reportagens produzidas pela Assessoria de Comunicação da DPE/MA e publicadas em blogs e sites, bem como as originadas de forma espontânea nestas plataformas, foram responsáveis pelas 1.510 inserções observadas no período, contra 2.263 identificadas em 2023. Neste mesmo ano, no ranking das plataformas mais parceiras da instituição, obteve o segundo lugar as TVS, que noticiaram 870 vezes reportagens relacionadas à Defensoria, contra 626 em 2022.

    Impresso e rádio ocupam, respectivamente, as duas últimas posições, cada uma com 539 e 428 registros ao longo de 2023. Outro dado comemorado pela Defensoria maranhense foi o índice de aprovação dos conteúdos divulgados nas mídias. Ano passado, o percentual de matérias de natureza positiva veiculadas alcançou o patamar de 90,56%, dez pontos a mais que no ano anterior. No caso das menções em redes sociais, esse índice de aprovação foi ainda maior, chegando a cerca de 95%, sendo os outros 5% identificados como neutras ou negativas.  

    Nas redes sociais, o Instagram tornou-se um dos principais canais de divulgação da Defensoria maranhense, garantindo a quarta posição em número de seguidores, se comparado às demais Defensorias brasileiras. Na segunda-feira (5), a instituição chegou a 53.751 seguidores com quase 5 mil publicações. No mesmo dia, a DPE do Rio de Janeiro aparece com quase 75 mil seguidores, a de São Paulo com 68 mil e a DPE da Bahia tem cerca de 71,5 mil seguidores.     

    No cenário local, o perfil da Defensoria no Insta também se destaca dentre muitas outras instituições públicas e privadas, com utilização de uma linguagem informal, que tem ‘surfado’ com sucesso na ondas dos memes e trends.          

    Para a chefe da Assessoria de Comunicação, Socorro Boaes, o fortalecimento da presença da Defensoria nas redes sociais pode explicar o bom desempenho do ano passado. “Em 2018, reforçamos as bases da nossa política de comunicação e o número de inserções da Defensoria chegou a 4.046 no ano seguinte. Desde então, temos experimentado um crescimento da nossa presença nas mídias. O período pandemia e pós-pandemia foram muito desafiadores, mas nos últimos dois anos retomamos o crescimento e estamos a todo vapor”, afirmou.

    O defensor-geral Gabriel Furtado acrescentou que dentre as diretrizes da atual gestão está o apoio à comunicação institucional, pautada na transparência e no diálogo constante, simples e descomplicado, sobretudo, com os assistidos da instituição. “Dentre todas as frentes dessa área, destaco a comunicação externa, que nos últimos anos cresceu muito com a produção de conteúdo de educação em direitos, que é um dos papéis da Defensoria”, disse o gestor, destacando os investimentos realizados na Ascom, que representaram incremento no quadro de profissionais e reforço na estruturação do setor.

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