Agosto Lilás: Alunos de escolas públicas participam de atividade do ‘Eu & Ela: Repensando o Gênero’, no IEMA de Santa Inês

    O Núcleo de Execução Penal (Nep) da Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA) realizou, na cidade de Santa Inês, sob a coordenação da defensora pública Maiele Morais, atividade com alunos de escolas públicas da região alusiva ao Agosto Lilás, campanha voltada para o combate à violência contra a mulher. Realizado no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), o momento serviu de acompanhamento do “Eu & Ela”, projeto fruto de convênio entre a DPE/MA e a Secretaria de Acesso à Justiça (SAJU), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.

    “O projeto ‘Eu & Ela: Repensando o Gênero’ tem realizado atividades com adolescentes de escolas públicas que visam à prevenção e ao combate à violência de gênero. Neste mês, levamos rodas de conversas e outras atividades pedagógicas, para instruir esses jovens e fazer com que se tornem multiplicadores do conhecimento adquirido. O intuito é romper com o ciclo de violência doméstica”, afirma a defensora pública titular do NEP e uma das coordenadoras do ‘Eu & Ela’, Maiele Morais.

    O bate-papo com alunos entre 15 e 17 anos contou com a intervenção também da assistente social do NEP, Yasmin Pereira, que reforçou a relevância de ações afirmativas que combatam a violência contra as mulheres e resultem em proteção efetiva das vítimas. “Este ano, a Lei Maria da Penha completa 18 anos. Neste viés, o projeto ‘Eu & Ela’ atua na cidade de Santa Inês com jovens da região com ações e campanhas. Por meio das atividades, a equipe do projeto leva essa temática aos adolescentes de forma clara e dinâmica, para que consigam assimilar essa triste realidade, sabendo quais são os sinais dessas violências, com agir e a quem procurar, incluindo os serviços da Defensoria Pública”, lembra a assistente social.

    Do bate-papo participaram alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Ifma), do Iema e do Centro de Ensino Josué Diniz Alves, o defensor público titular do Núcleo Regional de Santa Inês e coordenador do projeto na região, Uallasse Rocha, as assistentes sociais Yasmin Pereira e Ana Morais e a psicóloga Loyane Gomez.

    “De imediato, nós aceitamos a parceria, abrimos as portas do IEMA para que o projeto fosse desenvolvido, selecionamos as turmas que seriam trabalhadas. Durante os encontros, nossos alunos foram instruídos por essa equipe multidisciplinar e nós temos certeza que nossos estudantes aprenderam demais sobre o tema e saberão como ajudar familiares e conhecidos que estiverem em situação de vulnerabilidade”, agradece o diretor-geral do Iema Santa Inês, Enaldo Lima.

    A estudante Nicole de Queiroz, do C. E. Josué Diniz Alves, acredita que o conhecimento repassado aos alunos, durante os encontros formativos do ‘Eu & Ela’, norteou os jovens na identificação dos tipos de violência e como agir, de acordo com cada situação em que se apresente. “Foi muito importante discutir esses assuntos no âmbito escolar, e até familiar, uma vez que essa temática ainda é vista como tabu. Muitos deixam passar e acabam não dando a devida atenção e, muito menos, denunciando. Todos nós fomos instruídos a não nos calarmos, pelo bem das mulheres do nosso convívio e até daquelas que nem conhecemos”, avalia.

    Veja Também

    keyboard_arrow_up