DPE/MA promove formação de lideranças populares juvenis, em Imperatriz

    A Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA) deu início, em Imperatriz, ao Curso de Lideranças Populares Juvenis, uma formação voltada para jovens de 15 a 22 anos. Na aula inaugural, realizada nesta terça-feira (15), os participantes começaram uma jornada de aprendizado e diálogo sobre direitos humanos, justiça social, cidadania e liderança, fortalecendo conhecimentos que podem fazer a diferença dentro e fora de suas comunidades.

    Promovida pela Escola Superior da Defensoria Pública (Esdpe), com participação da Ouvidoria-Geral da DPE/MA, a formação chega a sua segunda edição em Imperatriz e integra as ações da instituição na área de educação em direitos. A programação contará com encontros formativos até o dia 29 de outubro, sempre às quartas-feiras, totalizando 16 horas de atividades.

    A proposta é criar um espaço de aprendizado e diálogo para que os jovens possam conhecer mais seus direitos, compreender o funcionamento das instituições, inclusive da Defensoria Pública, e identificar caminhos para uma participação mais ativa na vida de suas comunidades.

    Durante a abertura, a diretora da Escola Superior, a defensora pública Maiele Morais, destacou que a formação representa uma oportunidade de estimular o protagonismo juvenil de meninas e meninos de Imperatriz, principalmente os que vivem em situação de vulnerabilidade social, para que saibam quais seus direitos e deveres, a quem e como cobrar e que sejam representantes dos interesses de suas comunidades.

    “Já é o segundo ano que realizamos este curso no município de Imperatriz e é uma das formas que a Defensoria Pública tem de se aproximar cada vez mais da sociedade e da comunidade. A ideia é que esses adolescentes e jovens sejam capacitados, tenham conhecimento sobre seus direitos, sobre acesso à justiça, que tenham informações que contribuam para sua autonomia e que eles possam, também, replicar nos seus territórios todo o aprendizado”, informou a defensora.

    Também presente na aula inaugural da formação, a ouvidora-geral da DPE/MA, Naisandra Mota, destacou a importância de aproximar a Defensoria das juventudes e de criar espaços para que os jovens possam conhecer seus direitos e exercer sua cidadania.

    “Quando a gente aproxima a Defensoria da juventude, também amplia os espaços de escuta e participação. Conhecer os próprios direitos é um passo importante para que esses jovens possam se reconhecer como sujeitos de direitos e participar das transformações que desejam ver em suas comunidades”, relatou a ouvidora.

    Protagonismo na prática

    Para os participantes, a formação também representa uma chance de melhorar o lugar onde estão inseridos e de trocar experiências entre pares. O jovem Guilherme da Conceição Gomes, 22 anos, desde a adolescência esteve envolvido com movimentos sociais, atualmente atua no projeto social Sebastião Regis, como professor de jujitsu, de forma voluntária, e viu no curso uma oportunidade de ampliar conhecimentos, lutar por mais qualidade de vida para outros adolescentes e jovens e entender mais sobre políticas públicas fundamentais para o território onde vive.

    “Eu espero sair daqui conhecendo mais sobre os meus direitos e entendendo como posso contribuir com a minha comunidade. Acho importante ter um espaço em que os jovens possam falar, ouvir outras experiências e aprender como participar mais das decisões que fazem parte da nossa realidade”, defendeu Guilherme.

    Ao longo do curso, os participantes terão contato com temas relacionados à cidadania, direitos humanos, justiça social, participação política e atuação das instituições e organizações sociais. Na abertura, a defensora pública Maiele Morais e a ouvidora-geral Naisandra Motra ministraram a aula “Defensoria Pública e o acesso à justiça”, apresentando, entre outras informações importantes, o funcionamento da DPE/MA, quais serviços e orientações encontrar e como ter acesso.

    A solenidade de abertura do curso também contou com a participação dos defensores públicos que atuam no Núcleo Regional da DPE/MA em Imperatriz, Ana Heloiza de Aquino e Souza e Alexandre de Siqueira Tavares, da servidora Maria Florisma, da coordenadora do Creas, Aretuza Lopes, e da coordenadora da Casa de Acolhida Doce Lar, Kellen Rocha.

     

    Veja Também

    keyboard_arrow_up