Atendimentos e momento simbólico marcam ação da Defensoria no Itaqui-Bacanga pelos 25 anos da instituição

    A Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) realizou, nos dias 07 e 08 de abril, uma grande ação cidadã na região do Itaqui-Bacanga, em São Luís, levando a Carreta e o Ônibus dos Direitos à população. A iniciativa integrou a programação comemorativa pelos 25 anos da instituição e teve como destaque a forte adesão popular aos atendimentos e um momento especial de celebração.

    Durante os dois dias de atividades, centenas de moradores foram beneficiados com serviços gratuitos, reforçando o compromisso da Defensoria com a ampliação do acesso à justiça. Somente no primeiro dia, foram realizados mais de 300 atendimentos, contemplando demandas como divórcio, guarda, pensão alimentícia, investigação de paternidade, além de orientações jurídicas e serviços de registro civil.

    A ação foi marcada por um momento simbólico de comemoração pelos 25 anos da DPE/MA, com o corte do bolo institucional. A celebração foi conduzida pelo defensor-geral Gabriel Furtado e pela 1ª subdefensora-geral Cristiane Marques, acompanhados pela diretora de Assuntos Institucionais e Estratégicos, Maiele Morais, reunindo parceiros, equipe e comunidade em um gesto de reconhecimento ao trabalho desenvolvido ao longo das últimas décadas.

    “Dois dias de atendimentos, mais de mil pessoas atendidas, essa é a forma que a Defensoria gosta de comemorar seu aniversário, em especial aos 25 anos. E hoje foi especial também porque foi no Itaqui-Bacanga, que é onde implantamos nosso primeiro econúcleo da Defensoria Pública”, destacou Gabriel Furtado.

    Também destacando o significado do momento, Cristiane Marques reforçou o compromisso da instituição com a população. “São 25 anos de Defensoria, 25 anos de muito trabalho, de muito serviço prestado para a comunidade, e a gente não podia comemorar de outra forma. No Itaqui-Bacanga, onde foi o nosso primeiro Econúcleo, o primeiro ‘Te Alui, Mulher!’, para celebrar ofertando muitos atendimentos, emissão de identidades, regularização cível, dentre outros. Que sejam mais 25 anos de muito trabalho para todo o povo do Maranhão”, concluiu.

    Além da Defensoria Pública, a ação contou com a parceria do Instituto de Identificação (IDENT), Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), Tribunal Regional Eleitoral (TRE), INSS, Equatorial Energia, Viva/Procon e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), ampliando a oferta de serviços à população.

    Veja Também

    keyboard_arrow_up