Projeto da DPE/MA, em Caxias, transforma vidas por meio da educação
A Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA), por meio do Núcleo Regional de Caxias, celebrou mais um período de sucesso com a continuidade do projeto "A Fase Escolar como uma Oportunidade Diária para a Transformação Social", no primeiro semestre de 2025. A iniciativa, que teve início no segundo semestre de 2024, expandiu seu alcance e consolidou seu impacto positivo nas comunidades escolares de Caxias, com o apoio crescente de autoridades e parceiros.
O projeto reforça o compromisso da Defensoria com a promoção da justiça social e da cidadania. A parceria estratégica conta com a coordenação do defensor público Pablo Camarço, com a colaboração do assistente social da DPE, Ivan Craveiro da Silva, e da Secretaria Municipal de Educação de Caxias. As atividades do projeto se concentraram em temas importantes para o desenvolvimento dos estudantes e a construção de um futuro mais promissor.
Abordagens sobre evasão escolar, uso de substâncias psicoativas, comportamento e disciplina no ambiente escolar, e a importância da inclusão social pela educação foram o centro das discussões. Além disso, a equipe promoveu reflexões sobre o aproveitamento dos estudos como via de formação profissional, compartilhando relatos de superação e destacando a importância do acompanhamento familiar na vida escolar.
No primeiro semestre de 2025, o projeto intensificou suas visitas, alcançando diferentes instituições de ensino do município de Caxias, especialmente aquelas em áreas de maior vulnerabilidade social. “A metodologia inclui palestras, rodas de conversa, dinâmicas participativas e depoimentos motivacionais, adaptados para turmas com maior risco de evasão e exclusão educacional. Dessa maneira, conseguimos alcançar o nosso público-alvo com uma linguagem atrativa e que levará os temas discutidos para o dia a dia dos alunos”, destacou o defensor Pablo Camarço.
Cerca de 800 alunos e 100 profissionais da educação foram diretamente beneficiados pelas ações do projeto desenvolvido pela Defensoria Pública. A receptividade tem sido notável, com estudantes demonstrando grande interesse e envolvimento. Professores e gestores escolares também participaram ativamente, solicitando retornos e reforçando a importância social da iniciativa, especialmente em comunidades carentes de ações dessa natureza.
Com mais de 223 escolas e 30 mil estudantes na rede municipal de Caxias, segundo dados recentes do IBGE, o desafio é grande. Contudo, o projeto "A Fase Escolar como uma Oportunidade Diária para a Transformação Social" planeja expandir sua atuação de forma gradual e estruturada, priorizando comunidades em situação de maior carência social e, futuramente, alcançando a zona rural do município.
O sucesso das ações no primeiro semestre de 2025 reforça o projeto como um instrumento eficaz de conscientização, orientação e transformação social. Para o futuro, sugere-se o reforço da equipe, com maior participação de profissionais da assistência social e educação, para ampliar ainda mais o alcance e o impacto dessa valiosa iniciativa.