Defensoria integra atividades da 25ª Semana do Encarcerado
A Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), por meio do seu Núcleo de Execução Penal (NEP), integrou as atividades da 25ª Semana do Encarcerado, promovida pela Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap). Defensoras e defensores públicos participaram de ações de cidadania, dignidade e respeito para os internos das unidades prisionais maranhenses.
Durante a semana, foram realizados serviços de reconhecimentos de paternidade para os internos da UPR São Luís 6 e atendimento jurídicos, sob a condução dos defensores públicos Maiele Morais, Emanuel Accioly e Raphael Tito. Ainda, o projeto “Eu & Ela: Repensando o Gênero” entregou certificados para internos que participaram de mais um grupo reflexivo nesta unidade, além de ter realizado um “pós-encontro” para conhecer a evolução do custodiados.
Em todas as ações, os defensores contaram com o apoio da assistente social do NEP, Yasmin Pereira, e da psicóloga jurídica da DPE, Patrícia Oliveira. Também participaram destas ações o 2º Subdefensor-geral do Estado, Paulo Costa, a coordenadora de Assistência Religiosa, Jurídica e Social da SENAPPEN, Ana Lívia Fontes.
A defensora pública Suzane Camillo Castelo Branco participou de momento lúdico, na Unidade Feminina, sendo jurada em um desfile peças de vestuário idealizadas e feitas pelas próprias detentas. A secretária adjunta de Atendimento e Humanização Penitenciária, Kelly Carvalho, prestigiou vários desses momentos.
Com o tema "Avanços e desafios na saúde prisional: um panorama de 10 anos da transformação do sistema prisional maranhense", o evento é uma celebração do progresso significativo alcançado na área de saúde do sistema penitenciário, fruto do compromisso do Governo do Maranhão com a justiça e a equidade, assegurando que todos os cidadãos, independentemente de sua situação, tenham acesso aos cuidados necessários para viver com dignidade.
Interior – Defensores públicos de outros municípios também participaram das atividades da Semana do Encarcerado. Em Imperatriz, Grajaú e Santa Helena, os defensores públicos João Paulo Aguiar, Ana Heloíza Souza e Anthony Rodrigues, respectivamente, ministraram palestras nas unidades prisionais, abordando temas diversos, dentre eles a atuação da Defensoria em favor da pessoa privada de liberdade.