A Ouvidoria Externa da DPE-MA é um órgão que compõe os mais diversos mecanismos de participação e controle social, como também é um espaço em que o cidadão/ã se manifesta e contribui para as melhorias nos serviços prestados pela DPE-MA e pela Administração Pública.
A Ouvidoria Externa da DPE-MA está respaldada em seu caráter de independência e autonomia administrativa e funcional por meio da Lei Complementar nº 80/1994, reforçada pela Lei Complementar nº 132/2009 e pela Lei nº 13.460/2017, a qual estabelece a Ouvidoria como órgão responsável em receber as manifestações referentes aos serviços prestados pela DPE de forma direta e indireta, bem como de outros órgãos da Administração Pública.
A Ouvidoria Externa da DPE-MA é um órgão que tem como missão promover a realização da justiça, democracia e efetividade dos direitos humanos, por meio da mediação de conflitos, do recebimento de manifestação e do reconhecimento do outro como sujeito de direitos.
Considera-se manifestações àquelas estabelecidas pela Lei nº 13.460/2017 definidas como:
- Reclamações;
- Denúncias;
- Sugestões;
- Elogios;
Como também os demais pronunciamentos de usuários e usuárias que tenham como objeto a prestação de serviços públicos e a conduta de agentes públicos.
- Solicitação de Providência;
- Solicitação de Simplificação;
- Comunicações
A atividade mais importante para o trabalho da Ouvidoria Geral é o atendimento e o tratamento destinado ao cidadão e a cidadã, para tanto necessário se faz:
- Qualificar o atendimento com ações que estabeleçam uma comunicação adequada, um bom relacionamento por meio de empatia, linguagem cidadã, linguagem inclusiva e responsabilidade com os prazos legais.
- Qualificar o tratamento com atuações que se interagem com o atendimento por meio da presteza, cortesia, flexibilidade e respeito à diversidade.
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II Relatório Trimestral 2024 - Abril, Maio e Junho
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I Relatório Trimestral 2024 - Janeiro, Fevereiro e Março
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Relatório de Três Anos de Gestão
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IV Relatório Trimestral 2023 - Outubro, Novembro e Dezembro
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III Relatório Trimestral 2023 - Julho, Agosto e Setembro
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II Relatório Trimestral 2023 - Abril, Maio e Junho
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I Relatório Trimestral 2023 - Janeiro, Fevereiro e Março
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Relatório de Dois Anos de Gestão
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Relatório de Atividades - Outubro Novembro e Dezembro de 2022
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Relatório de Atividades - Julho, Agosto e Setembro de 2022
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Relatório de Atividades - Abril, Maio e Junho de 2022
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Relatório de Atividades - Janeiro, Fevereiro e Março de 2022
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Relatório de Atividades - Outubro Novembro e Dezembro de 2021
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Relatório de Um Ano de Gestão
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Relatório da Pesquisa QUEREMOS OUVIR VOCE
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Relatório de Atividades - Abril, Maio e Junho de 2021
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Relatório de Atividades - Janeiro, Fevereiro e Março de 2021
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Relatório de Atividades - Novembro e Dezembro 2020
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Relatório Consolidado de Gestão da Ouvidoria Geral Externa(2018-2019)
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Pesquisa de Satisfação - 2020
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Relatório Bimestral Quantitativo das Manifestações - Outubro e Novembro de 2020
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Relatório Trimestral Quantitativo das Manifestações - Julho, Agosto e Setembro de 2020
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Relatório Trimestral Quantitativo das Manifestações - Abril, Maio e Junho de 2020
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Relatório Trimestral Quantitativo das Manifestações - Janeiro, Fevereiro e Março de 2020
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Relatório Trimestral Quantitativo das Manifestações - Outubro, Novembro e Dezembro de 2019
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Relatório Trimestral Quantitativo das Manifestações - Julho, Agosto e Setembro de 2019
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Relatório Trimestral Quantitativo das Manifestações - Abril, Maio e Junho de 2019
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Relatório Trimestral Quantitativo das Manifestações - Janeiro, Fevereiro e Março de 2019
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Relatório Bimensal Quantitativo das Manifestações - Novembro e Dezembro de 2018
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Relatório de Gestão - Ouvidoria Geral Externa da Defensoria Pública do Estado do Maranhão. De Novembro a Dezembro de 2018 / Janeiro a Maio de 2019
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Boletim Informativo - Mês de junho de 2019
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Relatório de Atividades de setembro de 2014 a setembro de 2017
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Segundo relatório da ouvidoria março 2014
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Colégio de Ouvidorias
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Conselho Consultivo