Imperatriz - Ação solidária leva atendimento jurídico e serviços de saúde a pessoas em situação de rua

    A Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA) participou, por meio do Núcleo Regional de Imperatriz, na última sexta-feira (12), de iniciativa social junto à Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) e parceiros. Intitulada "Um dia sem pessoas em situação de rua”, a ação ofereceu orientação jurídica integral e gratuita, serviços de saúde e assistência social.

    À população em situação de rua, a DPE/MA ofertou mais de 30 atendimentos, a partir da atuação do defensor público Alexandre de Siqueira Tavares e da assistente social Maria Florismar Costa. Durante o dia também foram realizadas consultas médicas, encaminhamentos para o acesso a abrigos e serviços sociais, entrega de refeições, doação de roupas e calçados, cortes de cabelo e momentos de relaxamento.

    "Este dia não foi apenas para fornecer ajuda material, mas foi a forma encontrada para reconhecer a dignidade de cada indivíduo e proporcionar a todos a esperança de um futuro melhor. Com as atividades, suprimos necessidades básicas e promovemos a inclusão e o acolhimento. Levamos justiça gratuita para quem nem imaginava ter esse direito", enfatiza o defensor público Alexandre Siqueira.

    Como forma de evidenciar o poder da colaboração humanitária para a promoção de bem-estar da população mais vulnerável, estiveram presentes representantes do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), Federação Nacional de Comunidade Terapêutica Espiritualidade e Ciência (Fenact), Fórum Permanente de Prevenção às Drogas (FP Drogas), voluntários do Instituto Lugar de Ajuda, de empresas privadas e instituições da sociedade civil.

    “Iniciativas como essa não apenas suavizam as dificuldades imediatas, enfrentadas pelas pessoas em situação de rua, como também inspiram mudanças positivas e reflexões mais profundas sobre a solidariedade”, finaliza a assistente social Maria Florismar Costa.

    Veja Também

    keyboard_arrow_up