DPE de Balsas firma parceria com Município para potencializar ações voltadas a grupos vulneráveis

    O projeto 'Oportunizar para Ressocializar', da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), desenvolvido em núcleos da capital e do interior do Maranhão, será replicado agora no município de Balsas. Para tanto, foi assinado termo de parceria, nesta quinta-feira (25), entre representantes do núcleo regional da DPE/MA e da Secretaria Municipal de Assistência Social de Balsas. No mesmo ato, foi formalizado também o desenvolvimento de ações conjuntas para potencializar outro projeto, o “E agora, José?”, concebido pela Defensoria de Balsas, com o objetivo de reunir grupos reflexivos para cidadãos envolvidos em casos de violência doméstica e familiar contra a mulher.

     “Os dois projetos são exemplos de atuações extrajudiciais da Defensoria Pública, contribuindo tanto para a promoção da cidadania dos adolescentes quanto para o combate à violência contra à mulher. Nesse atual momento, essas ações ressaltam também a importância do fortalecimento das instituições e dos serviços públicos, tão necessários à concretização de direitos, especialmente daqueles mais vulneráveis”, destacou o defensor público Thiago da Silva Santana, presente ao ato.

    Visando contribuir para o processo de ressocialização de jovens em conflito com a lei que cumprem medida socioeducativa de Prestação de Serviço à Comunidade (PSC), o projeto 'Oportunizar para Ressocializar' foi iniciado em São Luís, em 2015. Os núcleos regionais da DPE em Imperatriz, São José de Ribamar, Açailândia, e mais recentemente em Paço do Lumiar replicaram a iniciativa. Desde então, passaram pelas unidades da DPE 26 adolescentes e jovens em conflito com a lei, sendo em Paço do Lumiar o 27º acolhido.  

     Para o defensor público Magdiel Pacheco Santos, também titular do núcleo de Balsas, a celebração de parcerias para o desenvolvimento de projetos interinstitucionais como estes demonstra o constante esforço da Defensoria Pública para fortalecer a proximidade com a estrutura municipal, potencializando a concretização de direitos fundamentais. “Especificamente quanto ao projeto 'Oportunizar para Ressocializar', a replicação na cidade de Balsas certamente trará uma experiência produtiva para toda a equipe do núcleo regional, bem como traz uma mensagem para toda a comunidade quanto à possibilidade de contribuir ativamente para a socialização de adolescentes”, assinalou Magdiel Pacheco.Da assinatura, participaram a subsecretária de Assistência Social, Sebastiana Leal, a coordenadora do Centro de Referência em Assistência Social de Balsas, Karine Guedes, e a assistente social Flávia Lins.

    Todas foram enfáticas em ressaltar a honra de participar da assinatura de dois projetos de grande relevância para o município de Balsas. “Essa parceria tem um significado muito grande tanto para os adolescentes quanto para nós profissionais da área. Queremos deixar nossos agradecimentos e nos colocar à disposição nesse processo de construção de ações voltadas à ressocialização”, disse Karine Guedes.

    Veja Também

    keyboard_arrow_up