Defensoria Pública do Maranhão dá a largada às atividades de suas Unidades Móveis
A Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA) abriu oficialmente, nesta segunda-feira (9), o calendário de 2026 das suas Unidades Móveis. O evento de lançamento, realizado na sede da instituição em São Luís, reuniu defensores públicos (as), servidores (as) e representantes de diversas instituições parceiras para um café da manhã de retomada das ações itinerantes. O defensor-geral Gabriel Furtado, a 1ª subdefensora-geral Cristiane Marques e a diretora de Assuntos Institucionais e Estratégicos da DPE/MA, Maiele Morais, agradeceram o empenho de colaboradores e parceiros que levam direitos a todo o Maranhão.
O encontro serviu para reforçar o compromisso da Defensoria em romper as barreiras geográficas e levar assistência jurídica gratuita, dignidade e justiça social às comunidades mais distantes e vulneráveis do estado. Durante a solenidade, o defensor-geral do Estado, Gabriel Furtado, destacou que o sucesso da Carreta dos Direitos, dos ônibus-escritórios e das vans da Defensoria se deve às pessoas e às parcerias que fortalecem o atendimento e se desdobram para fazer tudo acontecer da melhor maneira.
"Começamos o ano com o pé na estrada e o coração focado em quem mais precisa. Esse trabalho só é possível porque temos colaboradores dedicados e parceiros que entendem que a garantia de direitos é uma construção coletiva", afirmou Gabriel Furtado. A diretora de Assuntos Institucionais e Estratégicos da DPE, Maiele Morais, também reforçou o papel fundamental da rede de apoio formada por órgãos públicos e entidades civis. Segundo a diretora, a meta para 2026 é manter a excelência no acolhimento, garantindo que o cidadão maranhense se sinta assistido de norte a sul do estado.
A força das ações itinerantes da DPE/MA em 2026 conta com o apoio estratégico de uma ampla rede institucional. O trabalho conjunto permite que, além da orientação jurídica, o cidadão tenha acesso a serviços de saúde, emissão de documentos, direitos humanos e muito mais. Só em 2025, foram realizados 50 mil atendimentos em todas as Unidades Móveis da Defensoria, em mais de 180 ações, em 44 municípios maranhenses.
Fazem parte das atividades das Unidades Móveis, as instituições parceiras: Governo do Maranhão (diversas secretarias como SEDES, SEDIHPOP, SEMU, SES, SAF, entre outras); Prefeitura de São Luís; UNICEF; Tribunal de Justiça do Maranhão (Nupemec, Comitê de Diversidade e COGEX); TRE/MA; Defensoria Pública da União; Ministério Público do Trabalho/MA; INSS; FUNAI; DSEI; FAMEM; ARPENMA; PROCON/MA; Instituto de Identificação (IDENT/MA) e Equatorial Energia. Com o cronograma já em execução, as Unidades Móveis seguirão percorrendo os municípios maranhenses, levando serviços essenciais para perto do povo.