Presença na mídia: com quase 8 milhões de visualizações nas Redes Sociais, Defensoria é referência no digital
Após um ano de apostas na inovação dos canais de comunicação, a Defensoria Pública do Maranhão (DPE-MA) seguiu crescendo sua presença nas mídias, em especial, nas digitais. Em 2024, a instituição alcançou 5.539 publicações em Impressos, TV, Rádio, Internet e Redes Sociais. Somente na Internet, a instituição avançou +24,43% em relação a 2023, com 2.816 inserções registradas no ano.
Na avaliação geral do impacto de imagem, a repercussão positiva das publicações relativas a 2024 chegou 90,4%, contra apenas 1,09% de conteúdo negativo veiculado. Este resultado se deve, principalmente, ao destaque da Defensoria no cenário local e nacional, pelo trabalho de combate ao sub-registro - com parceria firmada junto ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), do modelo de expansão sustentável através dos Econúcleos - case de sucesso que está sendo replicado em todo o país pelo Governo Federal, além da ampliação de políticas de inclusão, acessibilidade, combate à violência, valorização da mulher e muitas outras.
Nas Redes Sociais, que é um dos carros-chefes da comunicação institucional, a Defensoria Maranhense alcançou o 7º lugar como instituição pública com mais interação no Instagram no 1º semestre de 2024, entre todas as defensorias do país. No ano, foram 7,2 milhões de visualizações na mesma rede, com mais de 3,3 milhões de impressões e alcance total de 2,66 milhões de pessoas. Em termos comparativos, é como se cada habitante do estado do Maranhão assistisse pelo menos uma vez ao conteúdo publicado na conta @defensoriama.
“A expansão nos canais digitais, a criação de conteúdo relevante, o bom relacionamento com a imprensa e a interação ativa nas redes sociais foram fundamentais para os bons resultados em 2024, permitindo, também, uma maior visibilidade e conexão com os maranhenses. Nossa abordagem inclusiva, leve, focada em acessibilidade e linguagem divertida, ajudou a construir uma imagem positiva da Defensoria Pública do Maranhão, reforçando a sua credibilidade”, avaliou a chefe da Assessoria de Comunicação, Socorro Boaes.
Mais resultados
Outras mídias nas quais a Defensoria obteve destaque em 2024 foram a TV, com 874 inserções gratuitas, a Rádio com 508 notícias veiculadas e os Impressos com 501 matérias e notas.
“O sucesso da Defensoria Pública na mídia local e, até nacional, reflete nosso esforço contínuo em inovação, transparência e diálogo com nossos assistidos. Isso reforça nossa posição como instituição referência em defesa da cidadania e dos direitos de quem mais precisa”, finalizou o defensor-geral, Gabriel Furtado.