Defensoria entrega no sábado de Carnaval, em Urbano Santos, o 40º econúcleo e, em Belágua, a 45ª Sala Verde

    Com a entrega em Urbano Santos, a Defensoria Pública do Estado chegou, neste sábado (10), à marca dos 40 econúcleos inaugurados no Maranhão. Conduzido pelo defensor-geral Gabriel Furtado, o evento contou com a presença da presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), a deputada Iracema Vale. No mesmo dia, a comitiva da Defensoria, composta também pela 1ª subdefensora-geral Cristiane Marques esteve em Belágua, para a inauguração da 45ª Sala Verde da instituição no estado.   

    A inauguração do econúcleo de Urbano Santos, município localizado a mais de 260 km da capital, foi acompanhada, ainda, pelo prefeito da cidade, Clemilton Araújo, dentre outras autoridades e a população em geral. O modelo adotado pela Defensoria para manter seu processo de expansão institucional destaca-se por ser mais moderno, econômico e sustentável, inclusive replicado por outros estados.

    Para o defensor-geral Gabriel Furtado, a população mais vulnerável de Urbano Santos é a principal beneficiada com a instalação desse novo aparelho de justiça e tansformação social. "Estamos muito felizes em oportunizar para essa população tão acolhedora uma ferramenta de acesso à justiça, cidadania e dignidade. Fomos recebidos com muito carinho, tanto pelos gestores que nos apoiaram neste ideal, quanto pela comunidade que anseia por nossos serviços", afirmou.

    Os cerca de 35 mil habitantes da comarca, além da população dos termos judiciários de Belágua e São Benedito do Rio Preto, a partir de agora, contarão com uma estrutura dotada de recepção ampla, sala para defensor público, sala de reuniões e conciliações. E ainda sala para o setor administrativo, assessores e estagiários, refeitório e três banheiros, sendo um deles para pessoa com deficiência. Com a entrega desta unidade de atendimento, a Defensoria Pública passa a integrar 69 comarcas maranhenses, beneficiando um total de 152 municípios, considerando os termos judiciários, o que representa uma cobertura territorial de 70%. 

    Também presente na solenidade de inauguração, a presidente da Alema, Iracema Vale, que iniciou sua carreira política em Urbano Santos, ressaltou importância da implantação da unidade para a região. "Urbano Santos, Belágua e São Benedito são uma só família e sentem-se abraçados por tão importante instituição, que acolhe, sobretudo, as pessoas mais pobres, a coletividade em situação de vulnerabilidade, o cidadão que mais precisa. Sejam bem-vindos à nossa casa!".

    O prefeito da cidade lembrou que a gestão municipal, assim que acionada, não mediu esforços para a concepção do projeto. "Assim que soubemos dessa possibilidade de termos uma Defensoria aqui, em nossa cidade, procuramos a direção da instituição, biabilizamos a parte burocrática e logística, garantindo esse momento histórico para o município", pontuou Clemilton.

    A 1ª subdefensora reiterou o compromisso da Defensoria Pública de estar em todas as comarcas. "Nossa intenção e continuar nossa expansão, chegando a mais lugares, para mais pessoas e, em breve, beneficiando toda a população maranhense", concluiu Cristiane Marques.

    A nova unidade funcionará na Avenida Zé Costa, s/n°, Bairro do Mutirão, ao lado do Centro de Convivência da Cidade, e terá como defensor público titular Samuel Pio Vilanova, que também prestigiou a solenidade.

    Maranhão Verde – A Sala Verde entregue em Belágua é a 45ª do projeto ousado da Defensoria maranhense de chegar a milhares de pessoas que não vivem nas comarcas. As unidades ficam mais próximas dos cidadãos que não possuem condições financeiras de deslocamentos ou tempo para irem resolver demandas judiciais nas cidades onde estão localizados os fóruns. Da entrega no município, além de parte da Administração Superior da DPE, também participaram o prefeito Herlon Costa da cidade, que recebeu o certificado de "Município Amigo da Defensoria", e os gestores de Urbano Santos e São benedito do Rio Preto.

    Com as duas inaugurações deste sábado de Carnaval, a Defensoria mantém atualmente 119 pontos físicos de atendimento em funcionamento no estado.

    Veja Também

    keyboard_arrow_up