DEFENSORIA PÚBLICA CELEBRA AGOSTO DOURADO COM MAMAÇO, ESPAÇO DE AMAMENTAÇÃO E PARCERIA COM ENTIDADE PEDIÁTRICA

    “Eu me sinto constrangida várias vezes, quando abro a roupa para amamentar meu filho”. As palavras são da jovem Patrícia Aguiar, que é mãe do João Miguel (4 meses). Em busca de atendimento na Defensoria Pública do Maranhão, a corretora de imóveis encontrou um ambiente diferente do que estava habituada. “Aqui, eu senti que sou mesmo livre de preconceitos, de julgamentos, e já sei que posso usar a sala reservada para alimentar meu filho, se eu preferir”, comentou.

    A sala à qual Patrícia se refere é o “Cantinho da Amamentação”, planejado para oferecer às mães atendidas pela DPE/MA mais uma opção de espaço onde elas podem exercitar o direito de alimentar os bebês. Inaugurada em abril deste ano, a nova sede da instituição foi projetada para um melhor acolhimento ao público, da forma mais humanizada e verdadeira possível.

    “Aqui, nós temos a brinquedoteca, onde as crianças podem se divertir de forma lúdica enquanto as famílias aguardam atendimento; e hoje nós inauguramos de modo oficial a nossa sala de amamentação. Mas é preciso reforçar que o ato de amamentar é livre, pode ocorrer em qualquer espaço, desde que a mulher lactante se sinta à vontade e confortável no ambiente em que precisa alimentar o bebê. Nós repudiamos qualquer iniciativa que tente impedir o direito das mães e das crianças ao aleitamento materno livre”, destacou o defensor público-geral Gabriel Furtado, que estava acompanhado da esposa, a nutricionista Elane Hortegal, e do filhinho Davi, de 4 meses.

    Como uma espécie de ato de protesto pela liberdade da amamentação, as famílias presentes na ocasião participaram de um mamaço, em que mulheres tanto da comunidade quanto da Defensoria Pública alimentaram os bebês com o leite materno diretamente no peito, ao mesmo tempo. “Essa também é uma forma de posicionar a DPE/MA como uma instituição que não apenas cobra mudanças, mas que dá o exemplo e provoca transformações”, enfatizou a 1ª subdefensora-geral, Cristiane Marques, que levou a filha Júlia, de 9 meses, para participar da ação. 

    Agosto dourado

    A inauguração da sala e o mamaço foram realizados de maneira proposital neste que é conhecido como “Agosto Dourado”, mês dedicado à campanha de incentivo ao aleitamento materno. “O leite materno é considerado o ‘alimento de ouro’, pois ele alimenta e também transmite ao bebê todos os nutrientes e anticorpos necessários para a imunidade da criança, ou seja, é um importante aliado da saúde infantil, que deixa marcas positivas por toda a vida do indivíduo”, ressaltou a médica pediatra Gabriela Martins, diretora da Sociedade de Puericultura e Pediatria do Maranhão (SPPMA).

    Termo de cooperação

    Durante a inauguração, a DPE/MA também assinou um termo de cooperação com a SPPMA, com o objetivo de realizar a soma de esforços interinstitucionais, para promover ações voltadas especialmente ao desenvolvimento de atividades direcionadas à proteção da infância e adolescência e à garantia de seus direitos.

    O termo de cooperação tem vigência de 2 anos (24 meses), podendo ser prorrogado. Entre outras iniciativas, juntas, as duas instituições irão:

    • Planejar uma pauta de atuação estratégica e articulada que leve em consideração os respectivos campos de atuação, desenvolvendo ações em prol da defesa da criança e do adolescente;
    • E programar um cronograma de atendimento a ser realizado para a execução de atividades direcionadas à garantia e promoção dos direitos das crianças e adolescentes, visando a proteção integral e o desenvolvimento físico, mental e social dos mesmos.

    “Nós temos a grande felicidade de celebrar essa parceria em prol das crianças maranhenses. Juntos, vamos conseguir desenvolver várias atividades e promover ações que levem ao desenvolvimento psicossocial dos futuros cidadãos e cidadãs”, concluiu o defensor-geral Gabriel Furtado.

    Veja Também

    keyboard_arrow_up