Gestores da Defensoria estadual realizam visita institucional a chefes do TJMA e TCE-MA

    O defensor público-geral do Estado, Gabriel Furtado, e a 1ª subdefensora-geral do Estado, Cristiane Marques, realizaram visitas institucionais aos gestores dos tribunais de Justiça do Maranhão (TJMA) e de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) nesta segunda-feira (20). 

    Os encontros contaram com a presença do defensor público auxiliar da Defensoria-Geral, Gil Henrique Faria, e da defensora pública-chefe federal Lorenna Falcão Macêdo, que conheceu as novas instalações da sede da DPE/MA também nesta segunda.

    Na primeira visita, no Palácio da Justiça Clóvis Bevilácqua, o grupo foi recebido pelo presidente em exercício do TJMA, o desembargador Ricardo Duailibe. Na ocasião, os gestores pontuaram questões voltadas, principalmente, ao acesso à Justiça no Maranhão como: iniciativas que possibilitam a interiorização, o avanço na tecnologia que tem otimizado os serviços judiciários e a importância da conciliação para a resolutividade de demandas, entre outras.

    Para o desembargador Ricardo Duailibe, a visita foi muito proveitosa. “Esse encontro renova e fortifica cada vez mais essa parceria que deve existir entre a Justiça e os defensores públicos, que representam a comunidade carente, pessoas que necessitam ver seus direitos estabelecidos ou válidos, mas que não têm recursos. É um encontro de interesse em prol de que a Justiça chegue para aquele que dela precise”, disse.

    Na segunda visita institucional, na sede do TCE-MA, os gestores das Defensorias estadual e federal foram recebidos pelo presidente Washington de Oliveira. Na ocasião, eles pontuaram questões sobre licitações e transparência nos órgãos estaduais, entre outros assuntos.

    Durante a conversa, o representante do Tribunal de Contas elogiou o processo de fortalecimento da Defensoria estadual vivido nos últimos anos e se prontificou a discutir novas parcerias institucionais. “A Defensoria cresceu muito nos últimos anos e desejamos sucesso para que esse avanço continue nesta nova gestão”, declarou.

    De acordo com o defensor-geral do Estado, a nova gestão da DPE/MA tem buscado estreitar os laços institucionais para alcançar quem mais precisa do acesso à Justiça. “Temos o desafio de consolidar ainda mais a Defensoria no Maranhão e as parcerias são fundamentais para alcançarmos êxito. Por isso, estamos nos encontrando com os gestores parceiros para debatermos ações conjuntas e também nos colocarmos à disposição. Esses são encontros que terão um resultado muito positivo para os maranhenses em breve”, explicou Gabriel Furtado.

    Veja Também

    keyboard_arrow_up