Ouvidora da DPE/MA participa, no Pará, de encontro regional para fortalecer o debate sobre questões de gênero, equidade racial e meio ambiente

    A ouvidora-geral da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), Fabíola Diniz, participou do I Encontro de Ouvidorias Externas de Defensores e Defensoras de Direitos Humanos na Amazônia, encerrado na última quinta-feira (24), no estado do Pará. No evento, realizado em formato híbrido, foram discutidos temas relacionados a questões de gênero, equidade racial e meio ambiente com objetivo de contribuir para o fortalecimento das agendas das Ouvidorias de Defensorias.      

    Na cerimônia de abertura do evento foi entregue o selo Esperança Garcia, categoria Ouro, concedido pelo Conselho Nacional das Ouvidorias, para a Defensoria Pública do Estado do Pará, pelas ações afirmativas em favor de uma sociedade com equidade racial. Dentre as atividades externas, os representantes estaduais participaram de uma visita a uma comunidade quilombola local, que contou com a presença de diversas lideranças da região.  

    Para Fabíola Diniz, o encontro foi a oportunidade para discutir temas de grande relevância nacional, bem como compartilhar experiências de sucesso no atendimento prestado aos assistidos. “Para garantirmos a defesa e proteção dos direitos da mulher é necessário uma atuação conjunta e consolidada em todo o Brasil. Por essa razão, estamos aqui para fortalecer essa luta, que é de todos nós”, destacou.

    O evento das Ouvidorias no Pará abriu debates também sobre a invisibilidade da luta dos povos originários e tradicionais e das cidades que compõem a Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão, Mato Grosso, Rondônia e Roraima): extrativistas, indígenas, camponeses, quilombolas, seringueiros, pescadores, quebradeiras de cocos, atingidos pela mineração, garimpo e pelas barragens.

    Veja Também

    keyboard_arrow_up