Defensoria recebe mais um jovem para cumprir medida socioeducativa em parceria com o Município

    O projeto "Oportunizar para ressocializar", idealizado pelo Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente (NDCA), da Defensoria Pública estadual (DPE/MA), acolheu, esta semana, mais um adolescente em conflito com a lei e que foi sentenciado com medida de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC). G.S. foi recebido pelo subdefensor-geral Gabriel Furtado e pelo titular do NDCA, o defensor público Davi Rafael Veras, bem como pela coordenadora do Núcleo Psicossocial da DPE, Rosicleia Costa, além de representantes do Município.

    O projeto foi iniciado na capital em 2015 e, em parceria firmada com o Município, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semcas) encaminha adolescentes que praticaram ato infracional para o cumprimento de medida socioeducativa, por meio de atividades laborais, no âmbito da Defensoria.

    “Dentro de nossa missão institucional, disponibilizamos nossa estrutura, em parceria com o Município, para receber esses jovens, que a despeito de seus erros, ainda podem, sim, ser úteis para a sociedade, refazer seus caminhos e seguir sua vida com dignidade”, destacou o subdefensor Gabriel Furtado.

    De acordo com Davi Veras, a DPE garante aos jovens uma nova oportunidade. “Este tipo de medida socioeducativa tem impacto bastante positivo para todos. É menos um menor que o Estado recolhe em unidades de internação, em que deveríamos garantir defesa, além de que oportuniza a ele a possibilidade de um recomeço”, observou Davi Veras.

    Na capital e nas unidades da DPE no interior, esses adolescentes realizam atividades administrativas supervisionadas que colaboram para o seu crescimento pessoal, para a construção de valores e posterior inserção no mercado de trabalho. Além da capital maranhense, Imperatriz, São José de Ribamar, Açailândia e Paço do Lumiar já replicaram a iniciativa, possibilitando o acolhimento de 27 adolescentes nas unidades da DPE. 

    Veja Também

    keyboard_arrow_up