Defensoria, TJ e Seejuv encerram semana de atendimentos itinerantes em Codó, nesta sexta

    Após quatro dias de muito trabalho no interior do Maranhão, encerra-se, nesta sexta-feira (24), a semana de atendimentos itinerantes realizada pela Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) e pela Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv). Os atendimentos no último dia da ação acontecem no Fórum de Codó, localizado na Rua João Ribeiro, 3132, bairro São Sebastião, das 8h às 17h.

    Por meio da ação, os cidadãos podem receber atendimento jurídico e solucionar questões processuais (com ação judicial) e pré-processuais (sem ação judicial). Basta se dirigir até o Fórum com seus documentos pessoais.

    Na unidade móvel da Defensoria, os interessados podem receber atendimento em todas as áreas e resolver, rapidamente, demandas como: divórcio, pensão alimentícia, retificação de nome e gênero e realizar o reconhecimento de paternidade. Já na unidade móvel do TJ, os atendimentos tem como foco a conciliação de conflitos. Além disso, os codoenses podem ter acesso a serviços exclusivos na tenda da Seejuv, como é o caso da emissão do ID Jovem.

    Estes serviços tiveram uma grande procura desde o início da ação itinerante na comarca de Alto Alegre do Maranhão, nos dias 20 e 21. Somente em Alto Alegre, a equipe da DPE/MA realizou 100 atendimentos. Elinete Oliveira Negro foi uma das moradoras da cidade que conseguiu resolver uma demanda após anos de espera. Ela contou que se passaram seis anos desde a separação do ex-companheiro até conseguir formalizar o divórcio durante a ação itinerante.

    No dia 22, a ação seguiu para São João do Sóter, onde foram realizados 72 atendimentos somente na unidade móvel da DPE. A formalização de divórcios, pedidos de pensão alimentícia e retificação de registros foram os principais serviços demandados pelos sotenses. Logo depois, no dia 23, os atendimentos tiveram início em Codó, onde se encerram nesta sexta (24).

    De acordo com a assistente social Rosicléia Costa, que é responsável pelos atendimentos da Defensoria na ação, a iniciativa contribui efetivamente para a garantia do acesso à Justiça a muitos maranhenses. “Com essa ação no interior, atendemos muitas pessoas que conseguiram resolver suas demandas que se arrastavam há anos. Elas puderam resolver de forma rápida muitos conflitos indo até o ônibus da Defensoria e à van do TJ, que estavam perto da casa delas”, disse.

    Os atendimentos no ônibus-escritório da DPE/MA contaram com a contribuição dos defensores públicos Marcelo de Miranda Taglialegna, Viviane Carvalho de Melo e Ademir Vaz Alencar, bem como da assistente social Rosicléia Costa e do assessor jurídico Álvaro Rodrigues.

    Veja Também

    keyboard_arrow_up