DPE/MA, TJMA e Seejuv promovem semana de atendimentos itinerantes no interior do Estado

    Começou na segunda-feira (20) a ação conjunta entre Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) e a Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv) que levará atendimentos itinerantes ao interior do estado durante toda a semana.

    Por meio da ação, os cidadãos podem receber atendimento jurídico e solucionar questões processuais (com ação judicial) e pré-processuais (sem ação judicial) nas unidades móveis da Defensoria e do TJMA.

    A realização de divórcio, pedido de pensão alimentícia, retificação de nome e gênero, reconhecimento de paternidade e coleta de material para exame de DNA são alguns dos serviços disponibilizados pelas duas instituições jurídicas. Além disso, estão sendo ofertados serviços voltados especialmente para a Juventude, por meio da Seejuv, como é o caso da emissão do ID Jovem, documento que possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos e vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual.

    A ação teve início na comarca de Alto Alegre do Maranhão, onde foram ofertados atendimentos na segunda e nesta terça-feira (21). Somente em Alto Alegre, a equipe da DPE/MA realizou um total de 100 atendimentos. Na ocasião, atuaram o defensor público Marcelo de Miranda Taglialegna, a coordenadora do Núcleo Psicossocial, a assistente social Rosicleia Costa, o assessor Álvaro Rodrigues, a assistente social Cleonilde Sousa Silva e o assessor jurídico Rafael.

    Dona Elinete Oliveira Negro foi uma das moradoras de Alto Alegre que conseguiu resolver uma demanda após anos de espera. Ela contou que se passaram seis anos desde a separação do ex-companheiro até a formalização do divórcio durante a ação itinerante.

    Assim como Dona Elinete, outros cidadãos também poderão resolver conflitos e demandas de forma de forma rápida, simples e descentralizada até o final da semana. Na quarta-feira, dia 22, os serviços serão ofertados em São João do Sóter, na Praça Eugênia Campos, atrás da Prefeitura, das 8h às 17h. Na quinta e sexta, dias 23 e 24, o atendimento será em Codó, no Salão do Júri do Fórum, na Rua João Ribeiro, 3132, São Sebastião, também das 8h às 17h.

    Veja Também

    keyboard_arrow_up