Defensoria Pública realiza campanha de prevenção ao suicídio

    Pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2019, revelou que naquele ano mais de 700 mil pessoas morreram no mundo por suicídio. Já dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2021, divulgado em julho pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, revelam que o número de suicídios no Brasil em 2020 foi de 12.895, com alta de 0,4% em relação a 2019.

    Diante destes números estarrecedores, a Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), por meio do seu Núcleo Psicossocial, promoverá, mais uma vez, a Campanha do Setembro Amarelo, com o tema “Como cuidar de mim e do outro”. O objetivo é contribuir para a criação de um movimento solidário de prevenção ao suicídio, de valorização da vida e de sensibilização da sociedade sobre o tema.

    Apesar de iniciada desde 1º de setembro, com uma ação de panfletagem e distribuição de fitas amarelas para servidores, a abertura oficial se dará no próximo dia 09, com uma atividade externa envolvendo familiares, cuidadores e entidades representativas de pessoas com deficiências.

    Dentre as atividades, haverá, também, sensibilização dos participantes quanto ao acolhimento vem sendo realizado - prioritariamente de forma virtual - por meio do Projeto “Acolhimento Psicológico: Defensoria em casa com você”. A intenção do serviço é oportunizar à cidadã e ao cidadão um canal de escuta humanizada para seus problemas.

    “A Defensoria vem mantendo o compromisso de contribuir com a qualidade de vida e o bem-estar dos maranhenses, incluindo assistidos e seu corpo de membros, servidores, estagiários e colaboradores. Por isso, a importância desta campanha, realizada em alusão ao Setembro Amarelo, mas lembrando que o assunto tem sido trabalhado por nós durante o período da pandemia e, prevemos sua continuidade por um longo tempo”, destacou a coordenadora do Núcleo Psicossocial, a assistente social Rosicleia Costa.

    Estão programadas, durante todo o mês, rodas de conversa com servidores da instituição, para falar sobre “Prazer e sofrimento no trabalho”, em parceria com o Plantão Psicológico da UFMA, e outra com o tema “Desconstruir tabus”, contando com o apoio do Hospital Nina Rodrigues. Além disso, estão previstos debates com a população LGBTQIA+, com o tema “O seu preconceito me fere”.

    Campanha - Desde 2003, o dia 10 de setembro é considerado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A data foi criada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela Organização Mundial da Saúde para chamar a atenção de governos e da sociedade civil para a importância do assunto.

    Veja Também

    keyboard_arrow_up