Webinário que aborda questões étnico-raciais e combate ao racismo é iniciado pela Defensoria Pública maranhense

    A Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), por meio de sua Escola Superior (Esdep/MA), deu início ao Webinário “Questões étnico-raciais e os desafios da luta antidiscriminatória”, na última sexta-feira (04). O encontro reuniu nomes do cenário local e nacional, dentre eles a doutoranda em Ciências Jurídico-Políticas, Chiara Ramos, que ministrou a palestra magna de abertura do evento.

    A abertura do evento, que se estende até o dia 17, foi conduzida pelo defensor-geral do Estado, Alberto Pessoa Bastos, pelo subdefensor Gabriel Furtado e pela diretora da Esdep, Cristiane Marques. “Abordar o assunto e envolver pessoas tão respeitadas neste debate é prioridade da gestão e da Escola Superior. Todas as vagas para este encontro foram preenchidas, o que reafirma a importância do encontro e reforça o nosso pensamento de ampliação do debate deste tipo de assunto”, destacou Alberto Bastos.

    O subdefensor Gabriel Furtado fez questão de agradecer à conterrânea Chiara Ramos pela participação no evento, valorizando o debate. “Promover discussões étnico-raciais é essencial para a construção de um espaço pedagógico antirracista e um melhor acolhimento das demandas da população, sobretudo a população mais pobre, historicamente formada por pretos e pardos”, afirmou.

    Palestrante do dia, Chiara Ramos falou, dentre outros assuntos, sobre a necessidade de uma evolução real do sistema de justiça brasileiro. “É necessário que se montem comitês de diversidade nas instituições, de pluralidade com pessoas da sociedade civil, de maneira a democratizar e de maneira a realmente trazer uma gestão para a população em geral. E que a gestão tenha como realmente como princípio essa equidade racial e essa construção de uma sociedade livre e justa, solidária nos termos que coloca a própria constituição federal em seu artigo terceiro”, ressaltou. 

    Debate do dia – Após a abertura e aula magna, aconteceu o debate da Mesa A, com o tema “Direito e racismo estrutural”, sob a mediação do defensor público, professor e mestrando em Direito pela UNB, Thales Alessandro Dias Pereira. Nela, estiveram presentes a doutoranda em Direito, Estado e Constituição, Juliana Lopes, e o doutorando e mestre em Direito pela UnB, Rodrigo Portela.  C

    Com transmissão pelo Google Meet, o webinário é coordenado pela Escola Superior da DPE/MA, com a proposta de discutir o racismo e seus desdobramentos de forma ampla, com debates e discussões que visam contribuir com um olhar mais ampliado sobre os desafios dessa temática no país.

    Veja Também

    keyboard_arrow_up