Defensoria Pública do Maranhão terá programa de educação em direitos na TV aberta

    Em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, firmada na tarde desta quarta-feira (07), a Defensoria Pública do Estado do Maranhão terá um programa semanal na grade de programação da TV Educação (sinal aberto 10.2, da TV Mirante/Globo-MA). O espaço, utilizado para exibir conteúdos educacionais aos alunos da rede pública estadual, contará com conteúdos voltados para a educação em direitos produzidos pela DPE/MA.

    No programa, que começará a ser exibido ainda no mês de abril, a Defensoria irá contar histórias de transformação de vida a partir da garantia efetiva de direitos aos cidadãos maranhenses, que compartilham as experiências pessoais de superação, a fim de inspirar outras pessoas a também buscarem os próprios direitos.

    Além disso, defensoras e defensores públicos farão análises de temas contemporâneos e da atualidade que possam virar tema da redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e de outros vestibulares, no Maranhão e fora do estado. O programa será exibido aos sábados e reprisado aos domingos, em horários ainda a serem definidos.

    Termo de cooperação

    Assinado pela Defensoria Pública e pela Seduc, o termo de cooperação firmado nesta quarta-feira reforça o compromisso das duas instituições com a formação cidadã dos estudantes maranhenses. Por meio da nova parceria, a Secretaria de Educação levará capacitação em direitos humanos aos educadores da rede estadual, que receberão aulas ministradas por defensores públicos.

    Os professores, por sua vez capacitados, atuarão como multiplicadores desse conhecimento em sala de aula. “Estamos muito satisfeitos e entusiasmados com mais essa parceria com a Educação. Assim, seguimos cumprindo a nossa missão de empoderar os cidadãos, a partir da educação em direitos, em especial, os direitos humanos. Estamos felizes com mais esse passo na garantia de direitos, de dignidade e de cidadania para a população maranhense”, afirmou o defensor público-geral, Alberto Bastos.

    O cronograma estabelecido entre DPE/MA e Seduc prevê o início das capacitações para o início do mês de maio. As aulas ocorrerão por videoconferência, em razão das restrições impostas pela pandemia. O curso será realizado ao longo de 3 meses, com encontros virtuais semanais.

    “Pra nós, é motivo de muito orgulho firmar mais uma parceria com a Defensoria Pública. Com esta nova parceria, nós estamos ajudando a implementar um direito fundamental que é o de educar as pessoas, inclusive, em direitos fundamentais, direitos de cidadania. Agora, a Defensoria terá na TV Educação um espaço para falar sobre educação em direitos. Pra nós, é fundamental, é um tema muito importante. A partir daí, faremos juntos muitas outras ações!”, anunciou o secretário de Educação, Felipe Camarão.

    O termo de cooperação foi assinado pelo defensor público-geral, Alberto Bastos; pela diretora da Escola Superior da DPE, Cristiane Marques; pelo secretário de Educação, Felipe Camarão; e pelo secretário adjunto da seduc, Danilo Moreira.

    Veja Também

    keyboard_arrow_up