Parceria entre Defensorias do MA e do RJ garante realização de mestrado em Direito Constitucional

    Uma parceria entre as Defensorias do Maranhão e do Rio de Janeiro está possibilitando que o Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional (PPGDC), promovido pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e oferecido aos defensores públicos maranhenses, seja iniciado neste primeiro semestre de 2021. A parceria, fruto de esforço e articulação da gestão da Defensoria maranhense, garantiu a prorrogação do prazo de inscrição para as provas de seleção, que se encerra no dia 10 de março, e o número necessário de vagas preenchidas para dar andamento ao processo, conforme reza o edital.

    Conforme alinhamento mantido com a Defensoria do Rio, foram disponibilizadas 11 vagas para os defensores fluminenses, o que trará como benefício, além da aquisição do conhecimento, a troca de experiência com os colegas defensores do Maranhão.

    Com isso, o mestrado conseguiu agregar ainda mais valor, e por esta razão, ficamos muito satisfeitos com o resultado. Considerando que ainda estamos na pandemia, as aulas telepresenciais do mestrado possibilitarão uma interação muito positiva com os colegas não só da capital como do interior maranhense também”, destacou a defensora pública e diretora da Escola Superior da DPE/MA, Cristiane Marques, responsável pelo gerenciamento do convênio entre a Defensoria maranhense e a Federal Fluminense.

    Articulação de fundamental importância para a concretização do primeiro mestrado da DPE/MA, o defensor-geral do Maranhão, Alberto Bastos, exaltou a parceria e agradeceu o apoio dos colegas, o defensor-geral do Rio de Janeiro, Rodrigo Pacheco, e do coordenador do Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon), da DPE-RJ, Eduardo Chow, que também é Diretor Acadêmico da Fundação Escola da DPRJ.

    Estamos vivendo um momento histórico para a nossa instituição e a Defensoria Pública do Rio de Janeiro faz parte desse processo. Todos os nossos esforços têm como objetivo potencializar a política de qualificação do nosso quadro, garantindo uma prestação de serviço cada vez melhor aos nossos assistidos”, assinalou Bastos.

    De acordo com o edital, assim que o prazo de inscrições for encerrado, a homologação será publicada no portal http://ppgdc.sites.uff.br, após verificação da documentação apresentada. No calendário disponibilizado no site do PPGDC-UFF, as entrevistas deverão ocorrer entre os dias 15 e 19 de março deste ano.

    Veja Também

    keyboard_arrow_up