Defensoria promove exibição gratuita de documentário “AmarElo” em Balsas

    A Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA), por meio do Núcleo Regional de Balsas, promoveu a exibição, sem fins comerciais, do documentário “Emicida: AmarElo - É Tudo Pra Ontem” para estudantes de escolas públicas e moradores de ocupações urbanas da cidade. A atividade foi realizada em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) II do Município de Balsas e com apoio do Instituto Da Cor ao Caso.

    O documentário foi exibido no Play Cine de Balsas, no último dia 16. Contribuíram para a realização da atividade os defensores públicos Thiago Santana, Samuel Zacarias e Magdiel Pacheco e o psicólogo do CRAS II Rômulo Mafra Cruz.

    A produção trata-se de um documentário produzido pela Netflix e Laboratório Fantasma, tendo como cenário os bastidores de um show do artista Emicida, no Theatro Municipal de São Paulo. A gravação é permeada por reflexões sobre o legado da cultura negra brasileira.

    Dentre tantos aspectos a serem ressaltados, o documentário expressa a importância do negro para a formação social brasileira, revelando a importância da arte e do protagonismo negro. “A profundidade da abordagem dos temas e a sensibilidade artística servem de despertar para a juventude compreender seu papel na transformação da sociedade. É um estímulo à luta por direitos humanos. Contribuir com as narrativas dos negros sobre a história do Brasil é uma maneira de educar em direitos”, explicou o defensor público Thiago da Silva Santana.

    Segundo o defensor Magdiel Pacheco, a exibição do documentário traz uma importante pauta para a comunidade. “Um evento como esse representa a concretização do modelo pedagógico de educação em direitos. E a temática envolvida, de combate ao racismo, é uma agenda que nunca pode ser afastar da atuação defensorial”, destacou.

    A promoção da exibição do documentário é um exemplo de atuação extrajudicial da Defensoria, na medida em que o órgão exerce sua função de promover a educação em direitos humanos. Ao propiciar o acesso de jovens pobres ao documentário, o órgão contribui para a transmissão do conhecimento acerca da história não-oficial contada a partir de outros jovens negros.

    Veja Também

    keyboard_arrow_up