Empossada nova ouvidora-geral da DPE/MA

    A assistente social Fabíola Diniz Araújo de Jesus foi empossada como ouvidora-geral da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), para o biênio 2020/2022, em solenidade conduzida pelo defensor-geral do Estado, Alberto Pessoa Bastos, nesta quinta-feira (19), na sede da instituição.

    Fabíola Diniz foi eleita para o cargo no mês de outubro, durante sessão extraordinária do Conselho Superior da DPE/MA. Durante a posse, a ouvidora ressaltou que uma das marcas de sua gestão será o uso do diálogo para solução das demandas individuais e coletivas.

    Buscarei aperfeiçoar o trabalho das gestões anteriores, por meio do diálogo com a sociedade civil, garantindo equidade no atendimento e colaborando para mudanças e transformações que tenham como finalidade a promoção de serviços mais eficientes à população”, declarou a ouvidora empossada, que assumiu o cargo em substituição à também assistente social Márcia Maia.

    Conduzindo a sessão, o defensor público-geral do Estado destacou que a Ouvidoria Externa da DPE é fundamental para que a instituição possa exercer a função de agente de transformação social. “Aquele modelo em que o defensor só recebe a demanda e atua judicialmente não atende mais todas as necessidades da população. É um trabalho importante, mas o que a sociedade espera da Defensoria é um órgão proativo, que se dirige até as comunidades, identifica dificuldades e busca soluções. Para que isso aconteça, sem dúvida, necessitamos do trabalho da Ouvidoria, por meio da sua conexão com a sociedade civil”, afirmou.

    Também presente na solenidade de posse, o subdefensor-geral do Estado, Gabriel Furtado, ressaltou à ouvidora os desafios do cargo e as expectativas da instituição. “Quem está à frente da Ouvidoria exerce o papel de uma grande ponte entre a sociedade civil e a Defensoria Pública. O que esperamos é que essa ponte seja ainda mais fortalecida e o trabalho junto aos defensores públicos de fomento à cultura de uma Defensoria mais próxima da comunidade”, disse.

    A nova ouvidora possui graduação em Serviço Social e pós-graduação lato sensu / especialização em Políticas Públicas e Gestão da Assistência Social. Ela já atuou como orientadora social na entidade Clube de Mães Santa Rita e CRAS – Sol e Mar, da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), foi estagiária de Serviço Social e auxiliar administrativo na Ouvidoria da DPE/MA e secretária municipal de Assistência Social, Infância, Juventude, Idoso e Mulher do município de Cândido Mendes entre os anos de 2018 e 2019.





     

    Veja Também

    keyboard_arrow_up