Defensores públicos iniciam curso de formação com visita a núcleo ecológico e comunidade em São Luís

    Os três novos defensores públicos estaduais participaram de uma visita ao Núcleo Ecológico do Itaqui-Bacanga e a uma comunidade de São Luís, nesta sexta-feira (21), dando início ao curso de formação realizado pela Escola Superior da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA). Os defensores ingressaram na carreira na última quinta-feira (20).
    As visitas foram conduzidas pelo subdefensor-geral do Estado, Gabriel Furtado, e a assessora de projetos especiais da DPE, Rosicléia Costa. Num primeiro momento, eles apresentaram aos novos defensores a estrutura do mais novo núcleo da instituição, na área Itaqui-Bacanga, que compreende cerca de 60 bairros. O defensor público Davi Rafael Veras, responsável pelo Núcleo atualmente, acompanhou a visita.
    Logo após, o grupo seguiu para visita ao Residencial Península do Ipase, localizado entre os bairros Bequimão e Maranhão Novo. Na ocasião, foram apresentadas as atividades desenvolvidas pela Defensoria junto à comunidade. O residencial faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, em parceria com a Prefeitura de São Luís, que deveria contar com 288 moradias e o beneficiar 605 famílias, mas nunca teve as obras concluídas há mais de uma década. Com isso, os imóveis foram ocupados por diversas famílias. Na ocasião, os membros da associação de moradores do residencial, Jorge dos Santos Silva e Gilson da Silva Santos, contaram as dificuldades enfrentadas pela comunidade e como tem sido a atuação da Defensoria em defesa dessas famílias.
    Durante as visitas, o subdefensor-geral destacou aos novos defensores a importância da atuação extrajudicial e do fortalecimento das parcerias com as comunidades. "Nosso objetivo com essas atividades in loco é proporcionar aos novos colegas maior familiarização com as atividades a serem desenvolvidas na instituição, para que eles cheguem ainda mais preparados aos núcleos onde atuarão e possam oferecer um atendimento mais eficaz ao assistido", explicou Gabriel Furtado.
    Alexandre Henrique Costa Marinho, Caroline Cristina de Figueiredo Dias e Lucas Gomes Prado Uchoa foram nomeados para o cargo de defensor público de 1º Classe, após aprovação no último concurso público realizado pela instituição. Eles substituem defensores públicos que solicitaram exoneração da Defensoria maranhense. Após o curso de formação, os novos defensores atuarão no interior do estado.

    Veja Também

    keyboard_arrow_up