Ouvidora da DPE/MA participa de encontro do Conselho Nacional de Ouvidorias das Defensorias Públicas

    A ouvidora da Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA), Márcia Maia, participou do encontro do Conselho Nacional de Ouvidorias das Defensorias Públicas, entre os dias 22 e 25 de setembro, em João Pessoa (PB). Durante o encontro, foi realizada uma série de reuniões que buscam o fortalecimento das Defensorias em rede nacional, estabelecendo parcerias e compartilhando experiências de atuação.

    Também participaram do encontro, na sede administrativa da Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB), os ouvidores externos da Paraíba, Bahia, Distrito Federal, Mato Grosso, Rondônia, Rio Grande do Sul, Ceará, Paraná e Acre.

    Durante o encontro, o grupo de ouvidores participou de uma roda de conversa com líderes e representantes da sociedade civil organizada paraibana. O encontro do Conselho com integrantes de movimentos sociais buscou estabelecer diálogos para melhorar a qualidade de vida das famílias por meio da promoção dos seus direitos.

    Além disso, os ouvidores se reuniram também com o defensor público-geral da Paraíba, Ricardo Barros, para conhecer o trabalho da Instituição e juntar forças para promover a implantação de ouvidorias em Defensorias Públicas de outros estados do Nordeste que ainda não contam com o mecanismo de participação social, como Pernambuco, Sergipe, Alagoas e Rio Grande do Norte.

    As ouvidorias são canais de comunicação da Defensoria Pública que fazem pontes com a sociedade civil organizada e têm como um de seus princípios ir até as comunidades, conhecer os anseios e necessidades dos grupos mais vulneráveis e propor a criação de políticas de transformação social. Os ouvidores são escolhidos por meio de votação entre membros da sociedade organizada e após essa primeira eleição, escolhe-se uma lista tríplice, que é submetida aos Conselhos Superiores da Instituição.

    Veja Também

    keyboard_arrow_up