Em Palmeirândia, Defensoria Pública encerra temporada 2025 da Carreta dos Direitos com quase mil atendimentos realizados
A população do município de Palmeirândia, na Baixada Maranhense, recebeu, nos dias 10 e 11 de dezembro, a última edição de 2025 da Carreta dos Direitos, projeto itinerante da Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA). A ação, que faz parte do projeto Cidadania e Inclusão sobre Rodas, foi marcada por um grande volume de atendimentos e pela efetiva garantia de direitos e acesso à Justiça para os moradores da sede e da zona rural. Ao todo, foram realizados 989 atendimentos nos dois dias da ação.
A população teve acesso a serviços essenciais da DPE/MA, como orientação jurídica, ajuizamento de ações e, em parceria com instituições parceiras, a emissão gratuita de documentos. A auxiliar de serviços gerais Iysmerice Pacheco, moradora da zona rural de Palmeirândia, foi um dos muitos exemplos do impacto positivo da Carreta dos Direitos. Ela percorreu cerca de 3 horas de sua casa até o centro da cidade para buscar gratuitamente a segunda via do seu registro civil de nascimento. “Valeu muito a pena a viagem. Eu precisava desse documento e muitas vezes é difícil conseguir. Fui muito bem atendida, a equipe é organizada e a fila andou muito rápido. Agora consigo tirar meu documento sem custo nenhum”, elogiou Iysmerice Pacheco.
A defensora pública e diretora de Assuntos Institucionais e Estratégicos da DPE/MA, Maiele Morais, coordenadora da ação, acompanhou de perto os trabalhos e destacou a importância da iniciativa para a comunidade. “Estar com a Carreta dos Direitos é levar a Defensoria Pública para dentro da comunidade, onde a assistência jurídica é mais urgente e necessária. Ver a quantidade de pessoas que conseguimos atender, muitas delas que enfrentam dificuldades de deslocamento, reforça nosso compromisso de garantir que a cidadania e o acesso à Justiça cheguem aos quatro cantos do Maranhão. É uma excelente forma de encerrar nossas atividades itinerantes neste ano”, afirmou Maiele Morais.
A Carreta dos Direitos da Defensoria Pública do Maranhão viaja o estado inteiro para levar os serviços da DPE e de parceiros institucionais, como Equatorial, Governo do Estado, Tribunal Regional Eleitoral, Instituto de Identificação, Prefeituras, entre outros. Com o sucesso da ação em Palmeirândia, a Carreta encerra as atividades de 2025 e tem o retorno de suas viagens e atendimentos itinerantes programado para o próximo ano.