Estudantes do IEMA visitam a Defensoria Pública e vivenciam o acesso à justiça na prática
Nesta segunda-feira (23), a Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA) abriu suas portas aos estudantes do IEMA Pleno Itaqui-Bacanga, em uma ação que nasceu do diálogo, foi gestada pela confiança e se concretizou como um passo firme na construção de pontes entre a juventude e as instituições públicas.
A visita foi fruto da palestra “Acesso à Justiça e Defensoria Pública”, ministrada pelo defensor público e coordenador do Atendimento da DPE/MA, Thiago Josino, durante a programação do MaraDefs. O impacto da conversa foi imediato: alunos e professores não quiseram apenas ouvir sobre justiça — quiseram vê-la de perto. Menos de um mês depois, estavam dentro da sede da Defensoria, acompanhando atendimentos, conhecendo os núcleos e dialogando com quem trabalha todos os dias para garantir direitos à população mais vulnerável.
Sob condução do defensor Rafael Caetano, diretor da Escola Superior da DPE/MA, a experiência foi mais do que educativa: foi transformadora. Mostrou que o acesso à justiça não é um conceito abstrato — é ação viva, é porta aberta, é escuta, é acolhimento.E isso é só o começo. A parceria entre a DPE/MA e o IEMA já caminha para a consolidação de um convênio de estágio, que permitirá aos estudantes vivenciarem o serviço público por dentro, expandindo horizontes e alimentando sonhos.
Acreditamos que promover a educação em direitos é semear cidadania. E ao abrir nossas portas aos jovens, abrimos também caminhos para um futuro mais justo, consciente e humano.