Com a participação de cerca de 500 pessoas, 1ª Corrida Maradefs é realizada em São Luís

    Numa celebração e incentivo às práticas esportivas, à promoção do acesso a direitos e cidadania, chamando atenção também para o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, a Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA) realizou, em São Luís, neste domingo (18), a 1ª Corrida MaraDefs. Cerca de 500 pessoas participaram da prova, que marcou o início do MaraDefs, iniciativa inédita que até o dia 24 próximo, movimentará o estado com uma extensa programação que inclui ações de cidadania, saúde, cultura e inclusão social.

    O defensor-geral do Estado, Gabriel Furtado, que também participou da prova percorrendo 5km, comandou a festa esportiva, ao lado da 1ª subdefensora-geral Cristiane Marques, e do 2º subdefensor-geral Paulo Costa, ambos corredores. O evento também foi prestigiado pelo secretário de Estado de Monitoramento de Ações Governamentais, Alberto Bastos, que correu 5km, e parabenizou a instituição pelo importante trabalho de aproximação com a comunidade.

    No pódio instalado em frente ao edifício-sede da DPE/MA, a Gestão Superior entregou as medalhas e troféus aos três primeiros colocados, em cada uma das três categorias: 5km, 10km e PCD (masculino e feminino). Com o tempo de 23’’56, o professor universitário Kaio Nogueira levou o primeiro lugar nos 5km, na categoria PCD. “Em nome de todos os PCDs, só temos a agradecer a Defensoria por garantir o nosso direito”, destacou. Além de Kaio, todos os demais participantes da categoria foram agraciados com medalhas e troféus, fato inédito no circuito de corridas de rua em São Luís.

    No percurso de 10km, o guarda municipal de Urbano Santos Francisco das Chagas Sousa conquistou o lugar mais alto do pódio, com o tempo de 39’’12. “Estou muito feliz em chegar em primeiro lugar nesse evento de grande porte. A Defensoria está de parabéns”. Já nos 5km, o grande vencedor foi o bombeiro militar Wendem Carlos Martins, alcançando a marca de 18’’43. “Essa corrida da Defensoria Pública foi muito boa, porque representou uma superação para mim”, comemorou.

    Parabenizando todos os participantes, Gabriel Furtado destacou o caráter transformador do evento, que também é alusivo ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. “Estamos muito felizes em iniciar a programação do Maradefs com a nossa primeira corrida de rua, que foi um sucesso total. Nos próximos dias, vamos nos conectar ainda mais com a sociedade com a realização das mais de 240 atividades da nossa programação. É importante também destacar que a nossa corrida acontece em um dia de luta, dia em que nos voltamos à proteção de nossas crianças e adolescentes, uma causa muito especial para a Defensoria”, ressaltou o defensor-geral, que pela primeira vez participou de uma corrida de rua, correndo 5km.

    A 1ª subdefensora geral Cristiane Marques reforçou que o evento foi planejado para incluir toda a comunidade. Além da categoria PCD, a prova também abriu vagas para alunos do ensino médio de escolas públicas de São Luís, bem como assistidos da área da Cidade Operária. “Foi uma festa linda, de garantia de direitos e cidadania e incentivo às práticas esportivas, onde o nosso público interno e a comunidade atenderam ao nosso chamado”, frisou a defensora pública, que se destacou no percurso de 10km, ficando com o nono melhor tempo entre as 21 mulheres participantes da categoria.

    Além da corrida, o evento ofereceu uma série de serviços e atividades para o público. No Espaço Saúde, os participantes puderam contar com atendimentos de fisioterapia, massagens terapêuticas, aferição de pressão arterial e testes de glicemia, em uma parceria com instituições de ensino superior do estado. Já as crianças se divertiram no Espaço Kids, com brinquedos infláveis, atividades recreativas e monitores garantindo a segurança dos pequenos. O Espaço Verde, por sua vez, promoveu a venda de plantas e o incentivo ao cuidado com o meio ambiente.





    Veja Também

    keyboard_arrow_up