Município de São Bento recebe o 42° Econúcleo da Defensoria Pública
São Bento é mais um município a contar com uma unidade de atendimento da Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA). A inauguração aconteceu no última quarta-feira (14) e foi conduzida pelo diretor-geral da DPE, o defensor público Luís Otávio Morais, pelo defensor público auxiliar da Defensoria-Geral, Gil Henrique Faria, além da defensora pública Isabela Bacelar, titular da unidade.
Este foi o 42° núcleo ecológico, também chamado econúcleo, da instituição a ser entregue aos maranhenses e que beneficiará mais de 70 mil, juntando a comarca e os termos judiciários Bacurituba e Palmeirândia. O modelo é o 14º equipamento deste modelo entregue pela atual gestão. Com a inauguração, a DPE/MA passa a estar presente em 155 municípios maranhenses (considerando comarcas e termos judiciários).
Durante a solenidade, o diretor-geral da instituição ressaltou a importância do equipamento para a população. “A Defensoria Pública vem investindo na capilarização de seus serviços para o interior do estado, garantindo à comunidade o acesso à dignidade e cidadania”, destacou Luís Otávio.
Além dos representantes da DPE, o evento ainda contou com a presença do prefeito de São Bento, Carlos Dino Penha. “É um verdadeiro sonho realizado. Nossa população recebe de braços abertos tão importante instituição, que beneficiará, acima de tudo, a população que mais precisa”, afirmou.
Núcleo - O novo prédio está localizado na Rua do Arame, Bairro do Aeroporto, e conta com 90,2 m² de área construída com recepção confortável e climatizada, uma sala para defensor (a) público (a), salas para reunião e conciliação, para assessores e estagiários, além de copa e banheiros, sendo um deles adaptado para pessoas com deficiência.
A unidade integra o moderno projeto dos econúcleos, que é construído a partir de módulos pré-fabricados em linha de montagem e montados no local na obra, bem como parte da mobília fabricada por internos do sistema prisional maranhense, fruto de parceria com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP).
Além de reconhecido em nível nacional, o modelo dos econúcleos está sendo replicado por outras defensorias do Brasil – já estando presentes em Tocantins e Bahia. Recentemente, representantes da Defensoria do Pará estiveram em São Luís para conhecer a sede da DPE-MA e os econúcleos de Icatu, Morros e da área Itaqui-Bacanga, na capital maranhense.