No mês dedicado à Defensoria Pública, DPE/MA empossa mais duas defensoras públicas e fortalece atendimento ao assistido no Estado
Foram empossadas, na segunda-feira (12), duas novas defensoras públicas de carreira no Maranhão, em solenidade conduzida pelo defensor-geral Gabriel Furtado e pela 1ª subdefensora-geral Cristiane Marques. A partir de agora, Sandra Nunes e Camila Andrejanini fazem parte do corpo de membros da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA).
A posse aconteceu na sede da DPE/MA, contando, ainda, com a presença da ouvidora-geral da instituição, Naisandra Mota, do auxiliar da Corregedoria-Geral, Rairom Laurindo, de defensores públicos, além dos familiares das empossadas. A chegada das novas defensoras é essencial para ampliar o alcance dos serviços da Defensoria e garantir o acesso à Justiça para um número maior de cidadãos maranhenses em situação de vulnerabilidade.
“A posse das novas defensoras faz parte do processo de fortalecimento e ampliação da instituição. Um plano ousado de pintar o Maranhão de verde, disponibilizando o acesso integral e gratuito em todas as comarcas maranhenses”, ressaltou Cristiane Marques.
Após o juramento feito pelas duas novas defensoras públicas, ambas manifestaram o orgulho da nomeação para a instituição maranhense. “Quero contribuir para a promoção de direitos, efetivação da cidadania dos mais vulneráveis e colaborar para que a DPE seja cada vez mais forte e atuante em todos os cantos que estiver”, disse Sara Nunes.
“Eu espero exercer a função defensorial com muito entusiasmo na promoção dos direitos das pessoas em situação de vulnerabilidade social. Irei me empenhar na orientação e educação jurídica da população como ferramenta para o exercício da cidadania ativa dos mais vulneráveis”, concluiu Carmila Andrejenani.
A partir de agora, as defensoras estão aptas para iniciar uma capacitação pela Escola Superior da Defensoria (Esdpe), conhecendo setores e as rotinas administrativas da instituição, os dispositivos e sistemas utilizados, projetos e programas voltados para o acolhimento da população maranhense.