Alunos do IEMA recebem oportunidade de estagiar na Defensoria Pública do Estado
A Defensoria Pública do Maranhão (DPE/MA) promoveu, na segunda-feira (12), a integração dos alunos do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), que estagiarão em diversas áreas dentro da instituição. A medida faz parte de convênio firmado entre as instituições, que concede vagas para estágio obrigatório e não-obrigatório para estudantes dos cursos técnicos da rede de ensino estadual.
A acolhida aconteceu na sede da Defensoria, sendo conduzida pelo defensor-geral Gabriel Furtado e pela diretora da Escola Superior da DPE, Elainne Barros, acompanhados do coordenador da Central de Relacionamento com o Cidadão (CRC), o defensor público Thiago Josino de Arruda, e da coordenadora de Estágio, Sandra Setúbal. Na oportunidade, os jovens participaram de palestra que apresentou a instituição, sua missão, visão, valores, áreas de atuação, projetos e práticas inovadoras que beneficiam a sociedade maranhense.
Gabriel Furtado afirmou que esta experiência será benéfica para o futuro profissional dos jovens. “Esta é uma forma que a Defensoria tem para contribuir com a formação desses jovens e ao mesmo tempo disseminar o conteúdo da defesa dos Direitos Humanos, formando líderes para o futuro e, acima de tudo, pessoas com capacidade de construir uma cidadania ativa”.
Pelo IEMA, prestigiaram a atividade o diretor pedagógico Abenaias Silva, o coordenador de estágio, Celso Rodrigues, além de outros professores do Instituto. “Agradeço à Defensoria Pública pela acolhida e pela oportunidade dada aos jovens do IEMA que farão seus estágios na Defensoria”, frisou Abenaias.
No total, 34 alunos foram direcionados aos setores de técnico em marketing, serviços jurídicos, técnico em desenvolvimento de sistemas, técnico em suporte e manutenção, técnico em redes, técnico em eletrotécnica, técnico em edificações e técnico em eletromecânica. Após o momento de integração, eles ainda conheceram, em grupo, parte da estrutura do prédio.