DPE/MA e Renadi realizam roda de conversa e ação social alusivas à campanha Junho Violeta

    A Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA), por meio do Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (Ciapvi), e as entidades e instituições que compõem a Rede Nacional de Defesa e Proteção da Pessoa Idosa (Renadi), realizaram roda de conversa nesta sexta-feira (07), alusiva à Campanha de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa. Com o tema “Idade não é desculpa, direitos não envelhecem”, a programação, que contou também com ação social envolvendo diversas instituições, aconteceu no Centro de Referência Especializado de Atenção Integral a Saúde da Pessoa Idosa do Maranhão (Creaispi), localizada no bairro Cohab Anil, em São Luís. 
    “Estamos aqui incentivando a reflexão pertinente aos direitos da pessoa idosa, trouxemos vários profissionais e especialistas que conhecem a realidade do nosso estado e da nossa capital. Discutimos e reforçamos que a ‘idade não é desculpa, direitos não envelhecem’. E o que a gente quer dizer? Como instituição garantidora desses direitos, a DPE/MA está de braços abertos para ouvir a sua reclamação, para fazer as devidas orientações e assegurar que todos vivam, realmente, com a certeza do exercício pleno dos seus direitos e sem violência”, ressalta a coordenadora do Ciapvi, Isabel Lopizic.
    Da atividade, encabeçada pela DPE/MA e Renadi, foram parceiros: Governo do Maranhão, Prefeitura de São Luís, Defensoria Pública da União, Previdência Social, Ministério Público do Maranhão, Equatorial Maranhão, Caema, Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz), Instituto de Identificação do Maranhão (Ident), Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Projeto Acolhendo com Propósito.
    “Por meio do nosso atendimento integral e gratuito, oferecemos auxílio nas demandas que já são conhecidas dos nossos assistidos, como divórcio, pensão alimentícia, registros públicos, 2ª via de certidão de nascimento e casamento, e demos um ganho com a atuação também dos defensores públicos titulares do Núcleo de Defesa do Idoso, da Pessoa com Deficiência e da Saúde e do Núcleo de Defesa do Consumidor. Tratamos sobre questões recorrentes que chegam aos dois núcleos especializados, como internação compulsória, requerimento de medicamentos e alimentação especiais, solicitação de vagas em leitos hospitalares e em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), solicitação de fraldas geriátricas, empréstimos fraudulentos e superendividamento”, conta o defensor público do idoso, Vinicius Goulart. 
    Para garantir maior acessibilidade a assistidas e assistidos atendidos durante o mutirão, o intérprete da Central de Libras da DPE/MA, Thayron Vinicius, realizou a tradução simultânea e o atendimento humanizado a quem procurou pelos serviços da Defensoria Pública durante a ação. 
    “Esta é uma ação pensada especialmente para este público-alvo, que precisa de cuidados tão específicos, como a presença de um intérprete de libras que pudesse efetivar o atendimento a todos e todas. Durante todo o dia, mais do que a roda de conversa e os serviços de diversas naturezas, levamos qualidade de vida. Com o projeto Acolhendo com Propósito ofertamos massoterapia, acupuntura, ventosa e aferição de pressão, já com a Abraz, fizemos oficina da memória e tiramos dúvidas dos idosos sobre o Alzheimer. Ou seja, atividades voltadas especialmente para o Junho Violeta e para estas pessoas que são uma grande parcela do público atendido por nós”, afirma a coordenadora do Núcleo Psicossocial da DPE/MA, Andreia Lauande.
    Até o final do mês, a Defensoria Pública e a Renadi irão seguir com a programação da Campanha de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa, tendo entre as atividades palestras, ações sociais, rodas de conversa, liturgia eucarística alusiva ao Junho Violeta em diversas igrejas da capital maranhense, exposições, passeatas e reuniões. O cronograma completo está disponível na página da Defensoria Pública do Maranhão no Instagram. Acesse @defensoriama e saiba mais.

    Veja Também

    keyboard_arrow_up