Defensor-geral abre Curso de Formação de Lideranças Populares no Turu

    Após o sucesso do Curso de Formação de Lideranças Populares na comunidade do Polo Coroadinho, promovido pela Defensoria Pública do Estado (DPE), agora é a vez de cidadãs e cidadãos da região do Turu receberem a capacitação. As atividades ficarão sob a coordenação da Escola Superior (Esdpe), em parceria com a Ouvidoria Geral da instituição.

    O curso tem por objetivo promover os direitos humanos, por meio de capacitação e formação de lideranças comunitárias, representantes de entidades da sociedade civil e movimentos sociais, permitindo-lhes identificar e dar o encaminhamento adequado a demandas sociais coletivas detectadas em suas respectivas áreas de atuação.

    A primeira etapa deste novo ciclo foi aberta pelo defensor-geral Gabriel Furtado, que apresentou a instituição, sua missão e importância aos participantes. As primeiras palestras foram ministradas pelas defensoras públicas Elainne Barros, diretora da Esdpe, e Maiele Morais, titular do Núcleo de Execução Penal, que abordaram temas relacionados ao direito criminal e à execução penal. Quem também esteve no local foi a ouvidora-geral Fabíola Diniz.

    “Mais uma vez estamos aqui, junto à população e suas lideranças, para suscitar a participação da própria comunidade na resolução de seus problemas. Além disso, serão multiplicadores de um ideal que é a erradicação do sub-registro. Esperamos, que assim como as demais, esta capacitação seja produtiva e que todos saiam daqui cientes de sua responsabilidade, bem como nos ajudem a fortalecer o protagonismo comunitário”, destacou Gabriel Furtado.

    Mais de 40 moradores da área terão a oportunidade de se envolver, até o fim de outubro, com temas importantes para a sociedade, com foco no respeito aos direitos humanos. “Estamos felizes com este curso promovido pela Defensoria e por todos os temas que serão trazidos para nós. Tenho certeza que será muito útil para nós, que desempenhamos contribuímos com a resolução de problemas na nossa região”, afirmou Marta Andrade, moradora do bairro.

    O curso está previsto para ser realizado até o fim de outubro, com temas variados, culminando com certificação e ação social no bairro.

     

    PRÓXIMAS DISCUSSÕES

     

    29/09

    Proteção à pessoa idosa e à pessoa com deficiência

    Izabel Lopizic e Maelle Medeiros

    8h às 10h

     

    Gênero e sexualidade

    Isabela Moreira

    10h às 12h

     

    06/10

    Sub-registro civil de nascimento e acesso à documentação básica

    Débora Alcântara

    8h às 10h

    Direito à moradia, infraestrutura urbana e rede de serviços públicos

    Erick Reis e Guadalupe

    10h às 12h

     

    20/10

    Políticas públicas e rede de serviços nos territórios

    Fabíola Diniz e Andréia Lauande

    8h às 10h

     

    Raça, etnia e políticas afirmativas

    Thais Novais

    10h às 12h

     

    27/10

    Direito das famílias e a resolução consensual de conflitos

    Thiago Josino

    8h às 10h

     

    Proteção à criança e ao adolescente

    Davi Veras

    10h às 12h

    Veja Também

    keyboard_arrow_up