DPE recebe visita de órgãos públicos do PI e MA interessados em replicar projeto dos econúcleos

    O pioneiro e inovador projeto dos econúcleos, que vem permitindo à Defensoria Pública do Maranhão avançar na interiorização dos seus serviços, continua despertando o interesse de muitas instituições públicas e privadas dentro e fora do estado. Recentemente, a gestão recebeu a visita de representantes da Secretaria Municipal de Educação de Teresina, no Piauí, e da diretoria de Engenharia e Arquitetura do Tribunal de Justiça do Maranhão. Ambos vieram conhecer as especificações técnicas dos econúcleos, bem como a viabilidade do projeto.

    O 2º subdefensor-geral Paulo Costa e o coordenador da Supervisão de Obras e Reformas da DPE/MA, o engenheiro Luiz Roberto Gomes, reuniram-se com o secretário de Educação de Teresina, Nouga Cardoso, e sua equipe, na sede da Defensoria, em São Luís. Foi um momento para compartilhar detalhes da construção, a necessidade de manutenções periódicas, além de orientações sobre o processo licitatório para este tipo de projeto.    

    Aproveitando a vinda ao Maranhão, a equipe piauiense foi pessoalmente conhecer o econúcleo que está em construção em Icatu, cidade que fica à aproximadamente 110 km da capital maranhense.

    Do TJMA, estiveram na Defensoria, conversando com o 2º subdefensor-geral e o engenheiro Luiz Roberto, o diretor de Engenharia, Mayco Pinheiro, e a chefe de Divisão de Arquitetura, Yasmin Bernardes. Eles demonstraram grande admiração pelo projeto e afirmaram que pretendem implantar o mesmo tipo de construção para o TJMA ainda este ano, desta forma, sendo os pioneiros nacionalmente, entre os Tribunais.

    “O projeto dos econúcleos é uma experiência de sucesso que temos a felicidade de compartilhar. Desde que lançamos, já recebemos o contato e a visita de várias instituições interessadas em conhecer o modelo inovador”, destacou Paulo Costa.   

    CONSTRUÇÃO MODULAR – Originalmente, os econúcleos eram instalados em contêineres reutilizados, reformados e inteiramente adaptados para o serviço de atendimento ao público. Com o avanço das entregas pelas comarcas do Maranhão, em vez dos contêineres, o projeto passou por uma adaptação e começou a utilizar como modelo construtivo os sistemas modulares com peças pré-fabricadas e instaladas no local das obras.

    Esses módulos são produzidos em uma fábrica controlada, com sistemas especializados, que possibilitam a produção em larga escala de componentes pré-fabricados que, em seguida, são transportados para o local da construção para montagem.

    O projeto dos econúcleos, implantado pela DPE/MA em 2019, já foi vencedor de prêmios, ficando em segundo lugar em prêmio nacional de melhores práticas de sustentabilidade na Administração Pública – Prêmio A3P, na categoria Inovação na Gestão Pública. Hoje, a Defensoria Pública do Maranhão já mantem 32 econúcleos em funcionamento e deve entregar outros 20 até o final do ano.

    Além de ser até 60% mais econômica que uma obra de alvenaria nos mesmos moldes, também são concluídas com mais rapidez, em torno de 90 dias, e mais limpas, uma vez que produzem cerca de 60% menos resíduos sólidos. Quando comparado a outra unidade da DPE, instalada em prédio de alvenaria, os econúcleos representam uma economia em manutenção de 65,61%, por mês.

    Os módulos pré-fabricados podem ser personalizados para atender às necessidades específicas do projeto, e podem ser combinados de várias formas para criar uma ampla variedade de estruturas, desde casas até edifícios de vários andares. Em resumo, a construção modular é uma técnica inovadora que oferece muitas vantagens em relação aos métodos de construção tradicionais, incluindo a redução de custos, a melhoria da qualidade, a sustentabilidade e a flexibilidade no design.

    Veja Também

    keyboard_arrow_up