Com a entrega do econúcleo de Barrerinhas, Alberto Bastos encerra gestão com a maior interiorização da história da DPE/MA

    Com a inauguração do econúcleo do município de Barreirinhas, o defensor-geral Alberto Bastos encerrou, nesta terça-feira (31), a maratona de entregas de novas unidades da Defensoria Pública no interior do estado, que teve início em Anajatuba, no dia 27, passando por Coroatá, ontem (30). Foi o último ato de Bastos no comando da instituição, que vivencia atualmente o maior processo de interiorização de sua história. Com 27 econúcleos inaugurados, o gestor conseguiu elevar, nos últimos dois anos, o percentual de cobertura dos serviços da instituição no estado de cerca de 30% para uma taxa superior a 60%.

    Em junho de 2018, apenas 84 municípios maranhenses contavam com a presença da Defensoria, considerando os termos judiciários. Em quatros anos de mandato de Alberto Bastos, essa cobertura chegou a 134 cidades e um total de 62 comarcas. Em termos populacionais, cerca de 1,5 milhão de maranhenses tornaram-se potenciais assistidos da DPE/MA. Destes, aproximadamente, 70 mil residem na comarca de Barreirinhas, portal de entrada de uma das áreas mais bonitas do país, os Lençóis Maranhenses.   

    Em um discurso emocionado, Alberto Bastos falou da felicidade de encerrar o seu mandato, entregando mais um econúcleo, símbolo de sua gestão, referência em economicidade, sustentabilidade e responsabilidade social. “Não foi fácil a tarefa de inaugurar 27 econúcleos, em um período marcado por pandemia e dificuldades financeiras. Portanto, o sucesso desse projeto se deve ao empenho e dedicação de defensores públicos, servidores e demais colaboradores, bem como o apoio manifestado pelos Poderes Legislativo e Executivo, fundamentais nesse processo de expansão. O nosso agradecimento especial ao governador Carlos Brandão, que sempre esteve ao lado das causas da Defensoria. Todos imbuídos do mesmo propósito, levar direitos e cidadania à população carente do Maranhão”, destacou.

    Os resultados alcançados por Alberto Bastos também repercutem em nível nacional. A Defensoria Pública estadual foi a que mais cresceu com a inauguração de sedes próprias no país.

    “Conseguimos esse feito com o apoio das Administrações Municipais, que abraçando a nossa iniciativa, cederam à Defensoria terrenos para a construção dos econúcleos. Aqui em Barreirinhas, agradecemos o apoio do prefeito Amilcar, do deputado federal Márcio Jerry e do atual prefeito de São Luís, Eduardo Braide, que nos destinaram recursos via emendas parlamentares”, informou, reiterando as características do projeto pioneiro e inovador dos econúcleos, que se destacam por terem obras mais rápidas e mais limpas, além de 60% mais baratas que uma similar em alvenaria. “Nesses dois anos, o nosso projeto foi evoluindo e hoje utilizamos módulos da construção civil, que são ainda mais eficientes que os contêineres”, frisou.

    Em Barreirinhas, as autoridades presentes destacaram a importância da presença da Defensoria para fortalecer o combate às desigualdades sociais naquela região, e o perfil arrojado e comprometido do gestor Alberto Bastos. O prefeito Amilcar Rocha foi um deles. “Hoje recebemos esse presente maravilhoso para a nossa população, que tem muitas carências. Por isso, depois de conhecer o projeto dos econúcleos, demos todo o apoio ao defensor-geral, reconhecendo o importante trabalho que ele está fazendo pelo Maranhão”.

    Também participaram da solenidade, transmitida pelo perfil da Defensoria no Instagram, o corregedor-geral da DPE/MA, Ideválter Nunes, que também se despediu do seu mandato, exaltando o atual momento vivido pela instituição, que completou 21 anos. Na ocasião, a ouvidora Fabíola Diniz parabenizou o defensor-geral pelas conquistas do seu mandato, em especial a aproximação com a sociedade civil. O evento contou ainda com a presença do defensor público Lucas Uchôa, titular da DPE/MA na comarca, que reforçou o convite aos barreirinhenses. “Estamos de portas abertas e preparados para atender os reclames dos que necessitam dos nossos serviços”.

    O econúcleo de Barrerinhas fica localizado na Rua do Fio, s/n, bairro da Boa Fé (ao lado da Casa do Turista) e tem 91 metros quadrados de área construída, distribuídos em uma recepção de 18 lugares, salas para defensor público, estagiários, além de outro espaço para conciliação e administração; área técnica, bem como copa e área de serviço, banheiros masculino, feminino e outro adaptado a atender às necessidades de pessoas com deficiência (PCD).

    Coroatá – A solenidade de entrega do econúcleo de Coroatá, na segunda-feira, também foi bastante prestigiada. Naquela comarca, a Defensoria investiu em uma sede nova, em substituição ao prédio antigo que era locado e não atendia mais à demanda e aos anseios da população local.

    Além da comitiva da DPE/MA de São Luís, diversas autoridades participaram do ato, dentre elas o secretário municipal do governo, Francisco (Godô) Brandão, representando o prefeito Luís do Amovelar Filho, e os defensores públicos que já atuam na comarca, Bernardo Campos e Isabella Carminatti.

    Foi a 26º unidade entregue por Alberto Bastos, atendendo ao modelo baseado nos critérios da sustentabilidade, economicidade e responsabilidade social, para beneficiar cerca de 90 mil pessoas, contando com a população de Peritoró, que é termo judiciário de Coroatá.

    Instalada na Rua Nova, s/n, Centro de Coroatá, a nova unidade tem 138 metros quadrados de área construída, distribuídos em uma recepção de 25 lugares, com duas salas para defensores públicos, outra para estagiários, além de outro espaço para conciliação e administração; área técnica, bem como copa e área de serviço, banheiros masculino, feminino e outro adaptado a atender às necessidades de pessoas com deficiência (PCD).

    Veja Também

    keyboard_arrow_up