Núcleo do Consumidor da DPE/MA alerta idosos sobre golpes financeiros
A Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA), por meio do Núcleo do Consumidor (Nudecon), realizou nesta segunda-feira (8), uma reunião com idosos da região da Cidade Operária, em São Luís, sobre educação em direitos. A ação, que contou com a participação do Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (Ciapvi) da DPE, teve o objetivo de evitar que essa população seja vítima de golpes financeiros e práticas abusivas de instituições financeiras.
Para o defensor público Diego Oliveira, do Nudecon, a ação faz parte de uma série de atividades que serão desempenhadas ao longo de todo o ano de 2024. “Esse projeto já era desenvolvido por nós e, agora, será ainda mais potencializado com o calendário que estamos montando para a Defensoria estar presente em muito mais bairros que concentram essa população idosa”, destacou.
Para a coordenadora do Ciapvi, Isabel Lopizic, o projeto é essencial já que esse público é vulnerável a essas práticas criminosas. “A ideia é evitar que os idosos sejam enganados tanto por instituições quanto por pessoas próximas. As palestras servem para que elas tenham autonomia e saibam se proteger e procurar ajuda”, completou.