Defensora do Núcleo de Execução Penal entrega itens artesanais da Cooperativa Cuxá ao presidente do TJMA

    Itens artesanais produzidos por reeducandas da Unidade Prisional de Ressocialização Feminina (UPFEM) foram entregues na última terça-feira (24) para o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Paulo Velten, pela defensora pública Suzana Camillo, pela juíza Mirella Freitas, da Comarca de Itapecuru-Mirim, e pela conselheira da Cooperativa Cuxá, Patrícia Maranhão.

    Os bordados fabricados pelas internas serão utilizados durante o espetáculo “Marrom - O musical”, que é dirigido por Miguel Falabella. Na oportunidade, o desembargador foi convidado para a estreia do musical, que homenageia a cantora maranhense Alcione. 

    A Cooperativa Cuxá é a primeira iniciativa social reconhecida por Lei, que funciona dentro da UPFEM. Mais do que ensinar bordados e costuras, a unidade produtiva é uma parceria entre o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária, com a Defensoria Pública do Estado do Maranhão, Ministério Público do Maranhão, Tribunal de Justiça e Humanitas 360. A iniciativa tem propiciado chances inéditas de recomeço para mulheres que achavam que a sentença era um ponto final, elas agora tem vírgulas para começarem do zero outras jornadas.

    Durante a reunião no TJMA, a defensora pública Suzana Camillo, a juíza e a conselheira apresentaram um projeto para a elaboração de uma nova cooperativa, em parceria com o poder público e a iniciativa privada. A intenção é produzir absorventes biodegradáveis e recicláveis para mulheres em situação de vulnerabilidade social fora das unidades prisionais, entre elas vítimas de violência doméstica, egressas do sistema prisional e refugiadas.

    O desembargador também foi presenteado com um exemplar do livro “Luiza Helena: Mulher do Brasil”, biografia da empresária Luiza Trajano. 

    Veja Também

    keyboard_arrow_up