Setembro Amarelo: Psicólogas da DPE/MA e TJMA dialogam durante painel “Burnout, a síndrome do esgotamento”

    “Burnout, a síndrome do esgotamento” foi o tema de um painel realizado nesta segunda-feira (19) ao vivo, no canal da Defensoria Pública do Estado do Maranhão, no YouTube. Mediada pelo defensor público Magdiel Pacheco, a live contou com a participação das psicólogas Márcia Serra, da DPE/MA, e Ingrid Rodrigues, do Tribunal de Justiça do Maranhão. O painel foi aberto com fala da diretora da Escola Superior (Esdep), da DPE/MA, Elainne Barros.

    "Eu vejo que é extremamente necessário falar sobre o tema, tem que ser discutido como forma de prevenção. Eu percebia que eu estava cansada, dores de cabeça, irritabilidade, mas eu não me percebia. Eu buscava outros meios de conhecimento, mas eu não buscava ajuda ou a psicoterapia. A gente observa no dia a dia a falta de olhar para a gente. Você não impõe limite para você ou para o outro. Aquele esgotamento, aquela ansiedade, a produtividade começa a cair, o corpo vai reagir", alerta a psicóloga Márcia Serra.

    Durante a conversa a profissional do TJMA, Ingrid Rodrigues, citou o cuidado que é necessário no diagnóstico, haja vista que muitas outras doenças podem ter sintomas semelhantes à síndrome de Burnout. Ela explanou sobre o que é a síndrome, quais são os sintomas e como identificá-los. Para ela, os profissionais hoje em dia se sentem pressionados e até desconfortáveis com algumas situações durante as suas tarefas laborais e precisam estar atentos também ao aumento do distanciamento mental do próprio trabalho.

    “A gente trabalha em nome de uma produtividade que muitas vezes, inclusive, é uma produtividade entre aspas. Porque a gente cumpre as metas, executa as tarefas mas, às vezes, elas estão cheias de erros ou não fazem mais tanto sentido no nosso dia a dia. Discutir a síndrome de Burnout é nossa obrigação. Não é só uma dificuldade, um desconforto, é mais grave ainda. E quem vai diagnosticar não é a gente mesmo, por dois motivos, ou por a gente superdimensionar os sintomas ou pela tendência de tentar diminuí-los”, afirma Ingrid.

     

    CAMPANHA SETEMBRO AMARELO NA DPE/MA

    Na última quarta-feira (14), integrando a programação da Campanha Setembro Amarelo da DPE/MA, por meio da atuação da Escola Superior e do Núcleo Psicossocial, foi realizada Roda Musical "A voz da autoestima negra". O encontro aconteceu no Parque do Rangedor, em São Luís, com a presença de jovens do projeto Viva Quilombo.

    Também como parte da campanha, uma roda de conversa foi preparada na sede da Defensoria Pública, em São Luís, com o tema “Como cuidar de mim na sociedade atual?”. Além de servidores e servidoras da DPE/MA, participou como convidada do bate-papo a Profa. Dra. do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Maranhão, a psicóloga Nazaré Costa.

    A programação segue até o fim do mês, com capacitação em atendimento à pessoa em situação de crise da saúde mental. O momento acontecerá no dia 28 de setembro (quarta-feira), às 14h, no canal da Defensoria no YouTube (youtube.com/defensoriama).

    Veja Também

    keyboard_arrow_up