Campanha “#defensoriaDELAS” movimenta UPR Feminina com palestras e danças

    Dentro da programação da campanha “#defensoriaDELAS”, promovida pela Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) e pela Escola Superior (Esdpe), defensoras públicas do Núcleo de Execução Penal (NEP) visitaram a Unidade Prisional Feminina (UPF) de São Luís para movimentar as internas com palestras, danças, atividades físicas e lúdicas.

    As defensoras públicas Maiele Karem Morais, Julyana Patrício de Almeida e Caroline Barros Nogueira, além da assistente Social Yasmin Pereira, estiveram no pátio da UPF, em uma ação colaborativa com acadêmicos do Mestrado em Direito e Afirmação de Vulneráveis e, também, com o curso de Educação Física, ambos da Universidade Ceuma. A participação dos acadêmicos foi liderada pelo coordenador adjunto Thiago Allisson Cardoso, com o apoio das estudantes Mariane Ramos e Andressa Pereira, que conduziram aulas de zumba e fitdance.

    “Estivemos nesta unidade proporcionando estímulos positivos na saúde mental, física, psicológica das internas, bem como oportunizando aos acadêmicos a vivência com estas mulheres, cidadãs com direitos, numa troca de experiência fundamental para a sociedade”, destacou Maiele Karem.

    Dando início à atividade, houve uma palestra sobre Empoderamento Feminino, ministrado pela assistente social do Tribunal de Justiça, Danyelle Bitencourt, destacando a importância da identidade feminina na sociedade. “Ações como estas são muito importantes, tendo em vista que minimizam um pouco o impacto de suas medidas restritivas. Elas aproveitam para refletir, para movimentar, para socializar, para perceber que há uma vida lá fora, onde elas podem e devem se encaixar”, afirmou Julyana Patrício.

    A defensora Pública Caroline Nogueira ressaltou que a atuação faz parte do compromisso da instituição em ir até o assistido, onde quer que esteja. “Nossa intenção é realmente ultrapassar barreiras, sair do gabinete e buscar parceiras. Nesse contexto, é de fundamental importância, enquanto garantidoras de direitos, promover atividades que contribuam para o resgate da dignidade das internas, além da defesa jurídica”, concluiu.

    Campanha - Fruto do trabalho e do esforço de muitas mãos, a campanha #defensoriaDelas foi idealizada e planejada pela Escola Superior da Defensoria (Esdpe) em conjunto com o Núcleo Especializado de Defesa da Mulher e População LGBTQ+, Núcleo de Execução Penal, Núcleo Psicossocial e Ouvidoria da DPE.

    Veja Também

    keyboard_arrow_up