Defensoria Pública e escola de oratória Vox2you realizam workshop de comunicação assertiva para mulheres

    Uma tarde inteira de muito conhecimento, prática de técnicas e dinâmicas para melhorar a oratória. Assim foi o workshop de comunicação assertiva proposto pela Defensoria Pública do Maranhão, por meio da Escola Superior (Esdpe), e oferecido pela escola especializada Vox2you São Luís, a maior rede do segmento na América Latina.

    A atividade foi parte da programação da campanha #defensoriaDELAS, elaborada pela DPE/MA para celebrar o mês da mulher. “Foi tudo muito positivo, um encontro bastante produtivo e cheio de aprendizado. Nós, mulheres, precisamos nos impor diversas vezes, nas mais variadas circunstâncias, e ter o domínio da oratória é fundamental. Por isso, buscamos essa parceria, que resultou em um workshop marcante para todas nós”, enfatizou a defensora pública Elainne Barros, diretora da Esdep.

    O workshop proporcionou uma verdadeira imersão no universo da oratória, para melhorar essa habilidade tão importante nas relações pessoais e profissionais. “Estamos muito felizes e gratos, com um órgão tão importante, que é a Defensoria Pública do Maranhão, que tem dado voz a tanta gente, principalmente a nós, mulheres. O nosso propósito é ajudar essas mulheres a ter uma voz que ecoe, forte, uma voz que venha chamar e atrair outras vozes”, destacou a facilitadora Giselle Moreira, que ministrou o treinamento à turma.

    O nosso encontro contou com a participação de mulheres que atuam dentro e fora da Defensoria, nos mais diversos espaços. Pessoas com diferentes vivências e perspectivas, unidas pela necessidade de se empoderar. “Assim que fiquei sabendo do workshop, fiquei interessada, pra aprimorar a oratória, que, pra mim, ainda é uma grande dificuldade”, afirmou a servidora da DPE, Ana Helena Rêgo, supervisora de estágio da instituição.

    A empregada doméstica e representante do sindicato da categoria em São Luís, Maria das Mercês, também buscou o conhecimento. “Eu soube da atividade pelo Conselho Municipal da Condição Feminina, então vim aprender a me expressar um pouco melhor”, assegurou.

    A defensora pública Julyana Patrício, que também necessita constantemente do domínio da oratória, ficou satisfeita com o conhecimento adquirido. “Esse workshop está sendo muito importante para a nossa qualificação profissional. Vai trazer todas as ferramentas necessárias para que a gente se comunique ainda melhor”, ressaltou.

    A aula contou com dois momentos: o primeiro foi presencial, com transmissão pelo canal da Defensoria no YouTube e apresentou técnicas de oratória e linguagem corporal. O segundo foi apenas presencial e contou com a prática de dinâmicas exclusivas de aprendizagem.

    No encerramento do workshop, a Vox2you sorteou duas mentorias individuais de oratória, e a sorteada foi a ouvidora-geral da DPE, Fabíola Diniz, que festejou a conquista. “Eu preciso muito, pois constantemente preciso falar em nome da Ouvidoria, dar entrevistas, e isso vai ser muito bom para que eu seja mais clara na mensagem que precisarei passar”, celebrou.

    Veja Também

    keyboard_arrow_up