Defensoria Pública e Seejuv formam primeira turma de lideranças juvenis no Maranhão

    Alegria, determinação e sensação de dever cumprido. Foi com esses sentimentos que as mais novas lideranças juvenis do Maranhão participaram, nesta sexta-feira (14), da formatura do curso de capacitação, oferecido pela Defensoria Pública do Estado, em parceria com a Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv). Por ser a primeira a ser realizada como fruto dessa parceria, a turma foi nomeada “Alfa”, indicando que este é apenas o princípio do projeto.

    Além dos formandos, a solenidade virtual contou com a participação do defensor-geral, Alberto Bastos; da secretária da Seejuv, Tatiana Pereira; e da defensora pública Elainne Barros, diretora da Escola Superior da DPE (Esdep).

    “A nossa intenção é empoderar os jovens, trazer conhecimentos da área jurídica e orientar sobre como todos podem acessar esses direitos. É a nossa contribuição para uma sociedade mais justa, mais solidária e mais inclusiva. Nós buscamos nos aproximar cada vez mais da população”, enfatizou o defensor-geral, Alberto Bastos.

    A formatura marca a conclusão, com sucesso, de uma série de aulas e ricas trocas entre quem promove acesso à justiça e quem é protagonista das próximas revoluções por um mundo melhor, a juventude. “É uma grande alegria ver que aquelas primeiras reuniões, no ano passado, resultaram em algo tão grandioso, capaz de produzir grandes mudanças na nossa sociedade. A Seejuv vê com muita satisfação a parceria estabelecida desde o início com a Defensoria Pública”, comentou a titular da Seejuv, Tatiana Pereira

    Ao todo, cerca de 300 jovens, com idade entre 15 e 19 anos, receberam as aulas, ministradas por defensores públicos. A capacitação contou com a realização da Esdep (Escola Superior da Defensoria Pública), teve início em outubro e foi concluída no mês de dezembro do ano passado, após 7 módulos que abordaram temáticas ligadas aos direitos humanos e ao exercício da liderança.

    “Em um cenário pandêmico, em que o medo e a desinformação levam as pessoas a questionarem pilares sólidos, como a ciência, e a tomarem como verdadeiras afirmações inverídicas e segregadoras, mais do que nunca se mostra imprescindível a formação das novas gerações. São vocês, jovens, os responsáveis pela defesa da liberdade e da diversidade, capazes de garantir a perpetuação de um mundo em que todos possam desenvolver plenamente suas potencialidades”, frisou a defensora pública Elainne Barros, diretora da Esdep.

    Emocionada, a estudante Nayara Thalyne Viana Brito foi a oradora da turma Alfa e deixou uma mensagem carinhosa, cheia de gratidão e afeto. “Agradeço, em nome da turma, a todos os defensores que participaram, dando as aulas sobre os mais diversos temas. Foi tudo muito produtivo e inesquecível para a nossa formação”, resumiu.

    Agora, a DPE e a Seejuv estudam a realização de novas turmas, para o ano de 2022. A iniciativa integra o conjunto de ações da Caravana Juventude de Direitos, uma das estratégias previstas no Plano Juventude Viva, lançado em agosto de 2021 pelo governo do Maranhão.

    Veja Também

    keyboard_arrow_up