DPE de Coelho Neto garante sepultamento de homem em cidade natal

    Em uma atuação extrajudicial, o Núcleo Regional da Defensoria Pública no município de Coelho Neto garantiu a uma família o direito de sepultar em sua cidade natal, cidadão falecido em Imperatriz. A ação foi articulada pela defensora pública Viviane Carvalho de Melo Brandão e pelo defensor público Thyago Rodrigues Batista.

    O translado do corpo só foi possível pela ação interinstitucional envolvendo a Procuradoria Municipal de Coelho Neto, a Secretaria de Assistência Social de Coelho Neto e de Imperatriz. O falecido em questão vivia em situação de rua e sem contato com a família há cerca de quatro anos. Seu falecimento aconteceu na semana passada em circunstâncias ainda não esclarecidas. Três dias após receber a notícia, a família buscou atendimento na unidade da DPE, em razão de não possuir condições financeiras para custear o transporte funerário.

    “Essa conquista atesta a importância da Defensoria na manutenção da dignidade de nossos assistidos. O respeito à dignidade humana pressupõe que seja assegurado, concretamente, não somente os direitos civis e políticos, mas também os direitos sociais, culturais e econômicos”, destacou o defensor público Thyago Rodrigues.

    A defensora Viviane Carvalho de Melo Brandão destacou a importância da ação para a família que não tinha condições pecuniárias de arcar com o translado do corpo. “A dignidade está em assegurar que todo e qualquer cidadão, inclusive aquele privado de recursos financeiros, possa velar o corpo de seu ente querido e sepultá-lo junto aos familiares, de forma digna, praticando todo o ritual tradicionalmente verificado no meio social em que está inserido”, concluiu

    Veja Também

    keyboard_arrow_up