DPE/MA e Seejuv capacitam 300 jovens em curso de Liderança Juvenil

    Cerca de 300 jovens com idade entre 15 a 29 anos foram capacitados na primeira edição do curso de Liderança Juvenil realizado pela Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) em parceria com a Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv). A capacitação foi concluída nesta sexta-feira (3) com uma palestra proferida pelo subdefensor-geral do Estado, Gabriel Furtado.

    O curso teve início em outubro deste ano e contou com sete módulos que abordaram temáticas ligados aos direitos humanos e liderança. A iniciativa integra o conjunto de ações da Caravana Juventude de Direitos, uma das estratégias previstas no Plano Juventude Viva, lançado em agosto deste ano pelo governador Flávio Dino.

    Para o subdefensor Gabriel Furtado, a discussão sobre educação em direitos é um canal fundamental de aproximação entre a Defensoria Pública e a população, fornecendo um instrumental necessário para o estímulo do protagonismo comunitário e da redução das desigualdades sociais através da informação e da conscientização.

    “E a educação em direitos, a educação que considero transformadora, é aquela que estimula a conscientização do indivíduo quanto ao seu papel na sociedade, para a construção de uma sociedade livre, justa e solidária, além de reduzir as desigualdades sociais. O nosso desejo nesta capacitação é para que estes cidadãos transformem esta irritação social em ações reais, efetivas, que beneficiem sua comunidade”, destacou o gestor.

    Durante a aula, Furtado fez questão de parabenizar à diretora da Escola Superior da instituição, a defensora pública Elainne Barros, a todos os defensores públicos, aos parceiros do projeto, aos professores e, principalmente, aos jovens que vivenciaram uma experiência única. “Todos vocês são líderes, mesmo que inconscientemente. Seja na sua casa, na sua rua, na família. Neste sentido, vocês estão aqui para aprender a exercer essa liderança, como um líder comunitário de fato, e espero que todo este conhecimento absorvido, multiplicado e posto em prática”, concluiu.

    Capacitação - Além dos mais de 300 inscritos no curso de Liderança Juvenil, a DPE/MA também realizou outras iniciativas para a promoção da educação em direitos. Duas delas foram realizadas em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc): a formação de professores da rede estadual em direitos humanos e a exibição do programa “Conexão Cidadã”, na TV Educação.

    O curso, que teve como público-alvo docentes de todo o Maranhão, já teve duas turmas, com quase 200 professores ao total, e contou com capacitações proferidas por defensores públicos. A proposta foi promover a formação dos profissionais para ampliar o desenvolvimento educacional de jovens estudantes, com a multiplicação de uma consciência cidadã fortalecida nas premissas dos direitos humanos.

    Já o programa Conexão Cidadã, exibido semanalmente na tv aberta, contava com quadros de análise de temas atuais por defensores públicos e aulas recheadas de argumentos para ajudar os estudantes que iriam prestar o Enem 2021 na elaboração de uma redação nota 1000.

    Além disso, o curso de Enfrentamento à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, desenvolvido pela DPE/MA em parceria com a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Núcleo de Tecnologia da Informação/UEMANET, já alcançou mais de quatro mil pessoas entre conselheiros tutelares, assistentes sociais, psicólogos e lideranças comunitárias dos mais diversos locais do Maranhão.

    Veja Também

    keyboard_arrow_up