Núcleo de Execução Penal da DPE/MA promove campanhas educativas de prevenção ao câncer de mama e de próstata

    Em uma iniciativa do Núcleo Psicossocial, com atuação no Núcleo de Execução Penal (NEP), a Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) realizou, recentemente, ações alusivas às campanhas do Outubro Rosa e do Novembro Azul. Em ambas as atividades, foram beneficiadas mais de 70 pessoas, dentre defensores públicos, servidores, assessores, estagiários, demais colaboradores da instituição, bem como pessoas privadas de liberdade.

    Os idealizadores da campanha educativa explicam que tais ações internas são frequentes, já que perpassam pelo bem-estar daqueles que são responsáveis por cuidar e acolher as demandas dos assistidos. A atividade foi conduzida pela assistente social Yasmin Pereira, e pelos enfermeiros Solange Everton e Wemerson Campos, do Núcleo de Educação Permanente do Hospital Genésio Rêgo.

    Na ocasião, o defensor público Paulo Costa destacou que foi uma excelente oportunidade multiplicar boas práticas. “Foi um momento de integração entre os colegas de trabalho, de descontração e de sensibilização para assuntos importantes, como o combate e prevenção ao câncer de mama e o de próstata. Assim, multiplicamos ideais que salvam vidas”, destacou o defensor durante o encontro, que também contou com a participação dos colegas de carreira Caroline Barros Nogueira e Eric Fontes.

    UPR – A campanha do NEP também foi levada para a Unidade Prisional de ressocialização São Luís I (UPR/SLZ), local em que o enfermeiro Wellington Júnior promoveu a palestra alusiva ao Novembro Azul. A atividade foi idealizada pela defensora pública Maiele Veras, a psicóloga Patrícia Oliveira e a assistente social Jousy Marla, como parte da programação do projeto Assistência Legal e Visita Virtual, executado em parceria com o Governo Federal.

    A unidade foi escolhida devido ao número alto de internos idosos e a necessidade de sensibilizá-los sobre a importância da prevenção. Na oportunidade foram tiradas várias dúvidas e acolhidas demandas de saúde.

    Veja Também

    keyboard_arrow_up