Imperatriz: DPE realiza mutirão na área de família com a previsão de prestar 120 atendimentos em dois dias

    Com a previsão de realizar 120 atendimentos em dois dias, o Núcleo Regional da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), em Imperatriz, iniciou no sábado passado, dia 27, mutirão com o objetivo de ampliar os atendimentos na área de Família ofertados à população da comarca, que compreende os termos judiciários Davinópolis, Governador Edison Lobão e Vila Nova dos Martírios. No próximo sábado, dia 4 de dezembro, acontecerá a segunda e última etapa, onde a instituição espera realizar mais 60 atendimentos.

    O esforço concentrado é uma iniciativa da defensora pública Nívea Roberta Viegas, tem o assessor da área da Família, Luís Felipe Silva Corrêa, na coordenação, e contou com o apoio e suporte de residentes e estagiários, além de servidores da recepção e do administrativo da DPE de Imperatriz. Nesta primeira etapa, foram realizados 60 atendimentos.    

    A equipe utilizou como metodologia a realização do agendamento, onde os assistidos, que já haviam buscado os serviços da instituição, foram contatados, após uma triagem das demandas. “Nós optamos por essa modalidade para evitar aglomerações, como medida de segurança, uma vez que ainda vivemos uma pandemia. Os assistidos foram atendidos com hora marcada e o tempo de espera não excedeu 15 minutos”, disse a defensora Nívea Roberta.          

    A demanda predominante foi de alimentos, seguida de cumprimento de sentença de pensão e divórcio. Em um dos casos, de resolução consensual de divórcio, pensão e guarda, as partes chegaram a um acordo em 45 minutos.

    “A celeridade é uma das marcas desse mutirão, isso pelo fato de termos trabalhado previamente todos os atendimentos. Nesse divórcio, por exemplo, os ex-cônjuges já compareceram totalmente cientes da finalidade do atendimento, devidamente esclarecidos, fazendo valer o protagonismo sobre suas vidas, o que temos trabalhando constantemente nas demandas consensuais”, explicou o assessor Luís Felipe Corrêa, acrescentando que as demandas de família costumam ser simples na parte técnica, apesar de terem a complexidade inerente à vida privada das partes.

    Para Nívea Roberta Viegas, a avaliação do primeiro dia do mutirão foi extremamente positiva, sobretudo pelo número considerado alto de demandas atendidas, a partir do trabalho de uma equipe pequena e especializada no tema. “Nós realizamos atendimentos e ajuizamos as ações no mesmo dia. Estamos cuidando dos protocolos pendentes e, por isso, chegaremos ao segundo dia sem nenhuma pendência. A partir desse trabalho, a nossa intenção é implementar esse modelo de atendimento no núcleo da DPE de Imperatriz”, destacou.      

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